Datas
ELAS TAMBÉM COMANDAM O TURISMO
Publicado emNas mais de mil e 200 lojas franqueadas da CVC em todo o Brasil, boa parte das funções de comando ou gerência é exercida por mulheres, que representam 67% dos colaboradores diretos e indiretos da operadora.
Líder do setor no país, a CVC lança no mês da Mulher, em parceria com a agência Lew’Lara/TBWA, o movimento #ElasNoTurismo, que promove a valorização do empreendedorismo feminino no turismo brasileiro.
Para dar voz às mais de 8 mil mulheres que trabalham direta e/ou indiretamente nos negócios da CVC Corp, o que envolve as franquias CVC, Experimento e, também colaboradoras que trabalham em diferentes linhas de negócios do grupo, a iniciativa convida a todas para compartilharem suas histórias de inspiração em suas redes sociais.
“É inegável a contribuição das mulheres para o turismo, destacada ainda mais neste momento de retomada, por isso esse movimento convida todas as mulheres a dizerem sim aos desafios da vida, a se inspirarem em muitas mulheres com histórias brilhantes de empreendedorismo”, diz Daniela Bertoldo, diretora executiva dos Negócios B2C da CVC Corp.
A executiva aceitou o desafio de liderar a CVC e a Experimento em novembro de 2020, após uma carreira de 22 anos em outro setor.
Dados do IBGE indicam que o turismo no país contribui, diretamente, para cerca de 3,7% do PIB nacional e representa em torno de 7,4 milhões de empregos. Em 2020, mesmo sendo um dos setores mais afetados pela pandemia, o Turismo gerou mais de 21,5 mil empregos, o que representa cerca de 15% do total de ocupações geradas no ano passado no Brasil.
Do total de profissionais do Turismo e da Hotelaria no Brasil, cerca de 60% são mulheres. No entanto, uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que, no setor, as mulheres ganham 32% menos do que os homens e que a maioria delas não ocupa posições condizentes ao seu potencial. Em 2019, a pesquisa Women in Business, da Grant Thornton, registrou uma proporção de apenas 31% de mulheres em cargos de liderança nesses setores.
E é essa realidade que o grupo CVC Corp quer ajudar a mudar. Hoje, as mulheres também representam cerca 62% nas empresas do grupo na Argentina, sendo que a representatividade em posições táticas ou estratégicas é, em média, de 40% e 19%, respectivamente, no Brasil e na Argentina.
“Independente de cargo, temos um compromisso de ser referência para muitas jovens que entram no mercado de trabalho, que queiram empreender e deslanchar em seus projetos de vida e de desenvolvimento”, diz Paula Domingues, diretora de RH e Sustentabilidade do grupo CVC Corp.