Internacional
PERU CONTRA A VIOLÊNCIA ONLINE
Publicado emÀs vésperas do segundo turno das eleições presidenciais no Peru, marcado para este domingo (6), campanha criada pela agência 121 com assinatura do Interatctive Advertasing Bureu do país, combate a violência nas redes sociais.
O IAB é o principal organismo global de representação da indústria da publicidade online em todo o mundo.
Com o conceito “Um post de cada vez”, a comunicação visa pedir respeito a toda e qualquer opinião, independente de se concordar ou não com ela. Objetivo é acalmar os eleitores diante de um contexto político complexo no país.
A campanha é composta por spots de rádio e peças digitais. Os filmes mostram posts de eleitores de esquerda, direita e dos indecisos, acompanhados de reações desrespeitosas.
“Imaginamos o que aconteceria se essas reações que usamos todos os dias nas redes acontecessem na vida real, e pudéssemos ouvi-las. Este tipo de situação acontece todos os dias. É necessário que entidades oficiais como o IAB se posicionem”, diz Lucas Bargen, DGC da agência 121.
O pleito vai definir o sucessor de Francisco Sagasti, que assumiu o governo peruano interinamente em novembro de 2020 após duas renúncias e uma deposição.
O presidente Pedro Paulo Kuczynski, conhecido pela sigla PPK, renunciou à Presidência em março de 2018 e o vice dele, Martín Vizcarra, foi destituído no dia 9 de novembro. O presidente do Congresso que antecedeu Sagasti, Manuel Merino, renunciou ao cargo em 15 de novembro daquele ano.
A atual eleição é disputada em segundo turno por Pedro Castillo, líder do partido de extrema esquerda Peru Livre, a Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, do partido de direita Força Popular.
A criação da campanha é de Lucas Bargen, com direção executiva de Benjamin Edwards. Produção de Animação de Manuel Vargas e Edson Palacios, com direção de Larras Ruiz. Áudio de Diego DibosSoundLab.