Cannes 2021

COM GP VMLY&R CHEGA AO TOP 3

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Africa e AKQA lideram ranking e Brasil soma 68 Leões

“Eu Sou”, GP inédito em Glass

Ao final da edição 2021 do Cannes Lions o mercado de comunicação do Brasil deixa o festival com 68 troféus, sendo 3 GPs, 13 Ouros, 17 Pratas e 35 Bronzes para 17 agências e uma produtora.

Com a conquista do Grand Prix de Glass The Lions for Chance para “I Am”, assinado por Starbucks, a VML Y&R fica na terceira posição do ranking brasileiro no evento, liderado pela Africa e seguido pela AKQA.

A Africa ganhou 21 Leões, incluindo um Grand Prix, além de 6 Ouros, 4 Pratas e 10 Bronzes. A AKQA conquistou 3 Ouros, 5 Pratas e 4 Bronzes, e a VMLY&R pontuou com 1 GP mais 1 Leão de Ouro, 4 de Prata (2 com a Suno) e 3 de Bronze. “I am” é o primeiro GP brasileiro na categoria Glass, criada em 2015.

“Ser a agência brasileira mais premiada em Cannes é resultado da consistência criativa que a Africa vem entregando há anos. Estamos muito felizes porque o reconhecimento não só celebra nosso trabalho, como também a criatividade brasileira, que cada vez mais é reconhecida e respeitada no mundo inteiro”, comenta Sergio Gordilho, copresidente e CCO da Africa.

O case da VMLY&R ganhador de GP no Glass foca no preconceito contra as pessoas trans, que têm dificuldade para retificar seus nomes. No Dia Nacional da Visibilidade Trans, Starbucks se tornou o local em que as pessoas são atendidas pelo seu nome social. A campanha “Eu Sou” ratifica o compromisso da Starbucks com a inclusão.

Ranking brasileiro (clique para ampliar)

“Estamos honrados em ser reconhecidos com o Grand Prix pela campanha ´Eu Sou´. Desde seu lançamento em 2020, essa iniciativa definiu um marco na visibilidade junto à comunidade trans, bem como discussões em respeito e inclusão. A Starbucks tem orgulho de participar desse momento tão significativo para tantos dos nossos partners e membros de ONGs apoiadas pela marca, com base na nossa aspiração de criar um ambiente onde todos sejam tratados com respeito e dignidade”, afirma Claudia Malaguerra, diretora-geral da Starbucks no Brazil. 

Em parceria com a Starbucks Brasil, a VMLY&R convidou membros da comunidade trans, as ONGs Casa 1 e Casa Florescer e colaboradores da Starbucks a trocar legalmente os seus nomes em um lugar onde todos são sempre bem-vindos. A agência transformou uma das lojas da Starbucks em um cartório onde as pessoas podiam retificar seus nomes sem nenhum custo. O resultado foi um aumento de sete vezes na média anual de retificações na cidade de São Paulo.

O case também foi tema de seminário no Cannes Lions  no qual Starbucks Brasil e Valentina Sampaio, modelo internacional e ativista da causa trans discutiram a campanha, os desafios que a comunidade trans enfrenta e como as marcas podem fortalecer e evoluir com movimentos pela equidade.  

“Quando as marcas podem autenticamente representar a mudança que as pessoas esperam, elas exercem um enorme poder” diz Rafael Pitanguy, CCO da VMLY&R Brasil. “Glass, o Leão da Mudança, reconhece essas campanhas que realmente fazem a diferença. É onde o marketing pode ajudar a mudar o mundo. Que sensação fantástica poder fazer parte disso”, completou.

Criado por Breno Oliveira, Pedro Assis e Rick Abreu, “I AM” (Eu Sou), teve direção criativa de Rafael Gil, Rodrigo Almeida e Isabelle de Vooght, direção executiva de Rafael Gil e Rodrigo Almeida e direção geral de Criação de Rafael Pitanguy. Produção da Piloto.

“Estamos muito felizes pelo Grand Prix em Glass Lions. Esse prêmio é muito especial para a produtora, porque a causa engajou a todos na Piloto e foi possível ter uma equipe com bastante diversidade para produzir o trabalho. E essa é uma tendência que com certeza veio para ficar”, comemora Daniel Soro, sócio da produtora.

FILM LIONS

“Let Her Run” 3 Leões na estreia da Santeria

Na área de Filmes, por muito tempo a mais importante do festival, o Brasil conquistou um Leão de Prata com “Let Her Run”, da Africa para SporTV, com produção da Santeria e direção de Rafa Damy. A mesma peça também ganhou um Bronze.

Os outros 4 Bronzes foram para “Late Night Stores”, da David para Burger King com produção da Café Royal, “Salla 2032”, da Africa para House of Lapland, “We Watched it All”, da AKQA para Netflix e “Inertia City’, da Wunderman Thoompson para United Nations, produzido pela Saigon.

“Let Her Run foi o trabalho mais premiado no Film Lions, conquistando 1 prata em “Culture & Context Market Disruption” e Bronze  em “Online Film Media Entertainment. Também ganhou um Bronze em “Entertainment Lions for Sport.

 “Logo no primeiro ano da Santeria conquistarmos 3 Leões, sendo dois deles em filme, é muito emocionante. Queremos que a criatividade brasileira veja nesse fato uma mensagem clara do compromisso da produtora com a melhor execução possível das grandes ideias que saem do nosso país”, comemora Felipe Luchi, sócio e diretor criativo da Santería.