Campanhas
ONG PEDE TRIBUTAÇÃO SAUDÁVEL
Publicado emAção visa aumentar impostos e diminuir consumo de refrigerantes
Além de aditivos químicos, cada lata de refrigerante contém 7 colheres e meia de açúcar, quantidade maior do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde para um dia inteiro por pessoa.
Nova campanha da ACT Promoção da Saúde, criada pela Repense, alerta sobre os perigos do produto e sugere maior tributação, a fim de que a população opte por água, leite e sucos naturais.
A ACT é uma ONG que atua na promoção e defesa de políticas públicas nas áreas de controle do tabagismo e do álcool, alimentação saudável e atividade física. A organização foi criada em 2006 inicialmente visando o combate ao cigarro.
Em parceria com a Aliança pela Alimentação Adequada e Saúdavel, a ACT pretende mostrar na campanha as evidências científicas sobre doenças associadas ao consumo de refrigerantes e outras bebidas açucaradas.
Com o conceito “Tributo Saudável: Bom para economia, melhor ainda para saúde”, a comunicação é composta por filme para TV, anúncio na mídia impressa, mídia out of home, rádio e estratégia digita.
Além de sensibilizar a população e pedir seu engajamento no movimento, a estratégia de marketing pretene convencer as pessoas da necessidade de uma política pública capaz de tributar esse tipo de bebida a fim de reduzir seu consumo.
A segunda fase da campanha tem início com anúncio, em jornal de grande circulação, assinado por algumas das organizações que apoiam a tributação das bebidas açucaradas no Brasil, como Organização Pan-Americana da Saúde, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica e Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil.
Em seguida será veiculado na TV e em redes sociais, o filmeprotagonizado por Fabiano Luder, que teve uma perna amputada em decorrência da diabetes tipo 2, mostrando uma das drásticas consequências do consumo excessivo das bebidas açucaradas.
“Criativamente, procuramos através de uma comunicação de grande impacto e com base em dados científicos alertar as pessoas sobre os problemas do consumo excessivo de açúcar. E, paralelamente, mostramos um caminho que pode contribuir para a solução e já é adotado em mais de 50 países”, explica Alexandre Ravagnani, diretor executivo de Criação da Repense.
“As grandes marcas fabricantes de bebidas açucaradas investem milhões de dólares, em todo o mundo, para moldar a percepção pública e naturalizar o consumo de refrigerantes e outras bebidas. Nossa campanha é uma forma de revelar o que as indústrias se esforçam tanto para ocultar da população: as evidências científicas que comprovam a associação desses produtos a várias doenças graves, que podem levar até à morte”, afirma Paula Johns, diretora-geral da ACT Promoção da Saúde.
O Tributo Saudável sobre bebidas açucaradas é uma política pública recomendada pela OMS para reduzir o consumo de açúcar pela população, prevenir doenças e reduzir custos para o Sistema Único de Saúde (SUS). A população brasileira pode manifestar seu apoio à causa da tributação das bebidas adoçadas assinando uma petição no site tributosaudavel.org.br . O documento será direcionado aos parlamentares que estão envolvidos na discussão da reforma tributária no Congresso Nacional.
A criação da campanha é de Alexandre Ravagnani, Fernando Mendonça, Fred Túlio e Tânia Hübner. A produtora do filme é a Easy Filmes, com direção de cena de Jandir Santin.