Mercado
A DIFÍCIL MISSÃO DO B2B E B2C
Publicado emPresente no Brasil desde o início da década de 80, o grupo suíço Sigvaris de tecnologia médica, consolidou sua atuação no país com a inauguração de uma fábrica em Jundiaí, no interior paulista.
Atualmente, além da sede e da unidade brasileira, o grupo opera produção também na França, Polônia e Estados Unidos, com filiais na Alemanha, Áustria, Inglaterra, Itália, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, além de parceiros de vendas em mais de 70 países em todos os continentes.
Mas como se comunicar em um segmento árido, divulgando produtos para um público específico, procurados por necessidade médica e não por desejo de consumo?
Como explica João Parolini, executivo de Marketing da companhia, assim como toda a indústria farmacêutica, a Sigvaris leva informação para os médicos por meio de de uma equipe de propagandistas, da realização de estudos clínicos e eventos médicos, sempre com uma abordagem cientifica visando ampliar a base de conhecimento e oferecer opções terapêuticas de qualidade.
“Com os clientes finais, sejam pacientes ou consumidores, nos comunicamos de maneira simples, mostrando que existem soluções Sigvaris para cada momento da vida, seja tratamento, prevenção ou bem-estar em geral. Os canais de comunicação com os consumidores finais são segmentados conforme o objetivo funcional dos produtos do portfólio. Para os produtos destinados ao tratamento que dependem de prescrição médica, a comunicação é diretamente através dos médicos. Para produtos de prevenção ou bem-estar, utilizamos materiais de merchandising nos pontos de vendas e por meio de marketing digital, incluindo as rede sociais”, detalha Parolini.
A prova de que o Brasil é um mercado potencial para a empresa é o crescimento de 600% nos últimos 10 anos, tornando-se uma das subsidiárias de melhor desempenho em todo o mundo.
Fundada em 1864 na cidade de Winterthur, a Sigvaris desenvolve e produz meias de compressão nas três áreas principais: Medicina, Esporte e Bem Estar. As soluções de terapia compressiva médica atendem às diferentes necessidades das pessoas com doenças venosas. Os produtos esportivos têm como objetivo melhorar o desempenho e o tempo de recuperação do atleta, enquanto as meias Well Being têm função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas.
Sobre sua estratégia de Marketing, João Parolini explica que a Sigvaris desenvolve as estratégias/campanhas internamente e conta com a parceria de pequenas agências especializadas para a produção de material promocional e outros itens de serviço utilizados na promoção médica, comunicação digital e merchandising.
Considerada uma das marcas mais conceituadas do mercado, a Sigvaris está focada atualmente em desenvolver novas soluções para o tratamento de linfedema, úlcera venosa e novos produtos de compressão graduada para tratamento ou prevenção de doenças venosas.