FIAP 50 ANOS
CEO RELEMBRA DESTAQUES DO BRASIL
Publicado emUm dos três países de maiores conquistas nos 50 anos do Festival Ibero Americano de la Publicidad, que realizará edição comemorativa de forma online a partir de Miami em 7 de outubro, o Brasil tem seus grandes trabalhos lembrados pelo CEO do Festival, Daniel Marcet.
Filho de Pedro Marcet, por muitos anos o diretor geral do FIAP, Daniel tem ligações com a publicidade brasileira, onde passou um período atuando como redator da DPZ.
Por essa razão, sua primeira menção vai para “Bombril”uma das campanhas memoráveis que levou o país a integrar com Espanha e Argentina o grupo das nações mais premiadas do evento.
“Essas campanhas tiveram o poder de fazer com que os consumidores se apaixonassem pelas marcas, pela consistência na mensagem e pela permanência no tempo”, diz Daniel.
Para ele, essa é a característica principal da famosa campanha de Bombril, criada por Washington Olivetto e produzida por Andrés Bukowinski, Recorde no Guinness com mais de 400 comerciais veiculados ao longo de 40 anos, é um verdadeiro ícone da cultura popular brasileira.
“A campanha transformou Carlinhos Moreno, “O Garoto Bombril”, em um dos personagens mais cativantes da televisão de seu país. Aliás, Washington Olivetto é talvez o criativo que mais campanhas transformou em cultura popular. Um dos mais brilhantes publicitários do mundo, que sempre soube integrar a música popular em suas mensagens, dando-lhes uma verdadeira identidade própria e criando uma forte corrente afetiva e de pertencimento por parte dos consumidores”, afirma Marcet.
Como ele lembra, Havaianas é outra marca que conseguiu se reposicionar pela criatividade de suas mensagens publicitárias, tornando-se uma cultura popular e ícone.
“Havaianas é amada e reconhecida em todo o mundo como um emblema indiscutível do Brasil. A visão e determinação de Rui Porto, diretor de Comunicação da Alpargatas, juntamente com a criatividade da Almap BBDO, liderada por Marcello Serpa, tornaram possível que um produto barato e historicamente utilizado pelas camadas populares do Brasil, se reposicionou graças a um forte trabalho artístico, campanhas coloridas e disruptivas”, completa.