Datas
UM GOL PARA O “SEO” ANTUNES
Publicado emAtravés de uma tecnologia de Inteligência Artificial inovadora, José Antunes Coimbra, falecido em 1986, ganhou voz e pediu ao filho um gol especial.
“Seo” Antunes é pai de Artur Antunes Coimbra, o Zico, maior goleador do Maracanã, com 334 gols na carreira profissional.
Numa ação especial para o Dia dos Pais assinado pelo Mercado Livre, o craque voltou ao templo do futebol para atender ao pedido do pai. A campanha da líder em tecnologia para e-commerce na América Latina, criada pela agência GUT, tornou possível uma interação entre pai e filho que resultou no 335º gol do artilheiro.
“Meu pai estava no Maracanã na fatídica final da Copa de 50 e ficou tão chateado com o resultado que nunca mais colocou os pés lá. Ele se foi há mais de 30 anos e eu sempre falei para o meu filho que eu gostaria muito que meu pai tivesse vivido esse momento, de ver o filho fazendo um gol naquele gramado sagrado, vestindo a camisa do Flamengo”, conta Zico.
A tecnologia utilizada criou dicionário de voz personalizado que construiu uma mini base de fala a partir de gravações já existentes e materiais suplementares de timbre similar. Com essa base, usou-se um vídeo do arquivo pessoal de Zico e, adaptado a um sistema de síntese neural, o dicionário produziu um novo texto com fala sintetizada, recriando, a partir de diversas edições, a voz de “Seo” Antunes.
Na ação, o ídolo do futebol pisou novamente no Maracanã, a convite do Mercado Livre, sem saber da surpresa. Zico acreditou que participaria de uma campanha tradicional. No gramado, ouviu a voz do pai para um último pedido: marcar mais um gol no lendário estádio, para que dessa vez, o pai pudesse “presenciar”.
“Quisemos criar uma conexão entre os pais e filhos que estão longe e também com os apaixonados por futebol ao destacar a história do jogador Zico, ícone do Flamengo. Além disso, nosso filme quer mostrar que nunca é tarde para se realizar sonhos”, diz Thais Nicolau, diretora Regional de Branding do Mercado Livre.
De acordo com a Soundthinkers, responsável em conduzir toda essa etapa de inovação e tecnologia através do som, para garantir a qualidade de síntese, todas as frases foram gravadas seguindo um estilo único. Paulo Dytz, sócio e líder da St, explica que é um processo complexo, que é preciso ter um conjunto mínimo de aproximadamente 250 frases foneticamente ricas para a construção do dicionário de voz.
“Foi um sonho realizado poder ouvir a voz do meu pai novamente. Nunca imaginei que fosse possível e tive esse desejo atendido. O mundo mudou e a tecnologia possibilitou ter, mesmo que por poucos momentos, a sensação e a alegria de ter meu pai comigo novamente. Agradeço ao Mercado Livre pela oportunidade e desejo que todos os pais tenham um dia incrível”, comenta Zico.
“Essa é uma campanha inspiracional, que fala sobre como as relações entre pais e filhos transpassam barreiras físicas. Hoje, a tecnologia nos proporciona infinitas novas possibilidades para despertar sentimentos no público. Esse é o objetivo da campanha, aflorar os sentimentos das pessoas pelas suas figuras paternas, sejam elas quem forem, em qualquer lugar”, explica Bruno Brux, diretor executivo de Criação da GUT São Paulo.
Criação de Will Santos, Kauran Maroni e Fernando Cabral, com direção criativa de Linus Oura e Tiago Abreu e direção geral de Criação de Bruno Brux e Murilo Melo.
Produção da Santeria, com direção de cena de Rafa Damy, direção criativa de Felipe Luchi, fotografia de Guillermo Musé e produção executiva de Ana Paula Domingues.
Som da Hefty, com produção de Edu Luke, Otávio Cavalheiro, Cris Botarelli, Celso Moretti, Tuco Barini e Rud Lisboa.
Aprovação de Louise Mckerrow, Thais Nicolau, Nathalia Cavalcante Teixeira e Ana Luisa Milanesi.