Entidades
ABAP AVANÇA EM PRÁTICA INCLUSIVA
Publicado emApoiador de diversas iniciativas que visam a inclusão digital, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade dá mais um passo no assunto ao lançar uma novidade em seu próprio site, através do atendimento online 24X7 (24 horas por dia 7 dias por semana) para pessoas surdas.
A inovação faz parte da celebração dos 72 anos da entidade, e tem como objetivo incentivar outras entidades, agências e marcas a adotarem práticas inclusivas que permitam que pessoas com deficiência acessem informações no ambiente digital.
Nos últimos anos, a ABAP já vinha apoiando iniciativas de inclusão digital, como o “Movimento Web Para Todos”, do W3C Brasil, o “Selo de Acessibilidade Digital” da Prefeitura de São Paulo e o “Prêmio WSA Brasil”.
“Mas nós mesmos não tínhamos nosso próprio site acessível. O planejamento do novo site nasceu desde o início com o propósito de ser adequado para pessoas com alguma deficiência. Até mesmo a escolha da cor amarela predominante no site foi escolhida pensando nas cerca de 8 milhões de pessoas daltônicas no país”, diz Alexandre Gibotti, diretor-executivo da ABAP.
Segundo Gibotti, produzir um site acessível poderá aumentar os custos de produção entre 10 e 15%, mas lembrando que existem cerca de 18 milhões de pessoas com alguma deficiência no país, esse aumento percentual nos custos de produção se justifica.
“Outro custo que não é proibitivo é a solução de atendimento humano online, fornecido pela empresa ICOM Libras, que poderia ser facilmente absorvido por qualquer marca ou empresa. Na celebração dos 72 anos, a Abap renova seu compromisso com a diversidade e a inclusão digital, ajudando a conscientizar todo o mercado sobre a importância dessas ações práticas”, explica.
“Contratando as mais avançadas ferramentas disponíveis para o seu site, a ABAP vira vitrine e mostra aos associados e ao mercado não apenas como se tornar acessível e inclusivo, mas, principalmente, reitera seu respeito à diversidade humana”, afirma diz Cid Torquato, presidente do ICOM Libras e ex-secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
O novo site também está mais ágil, responsivo e fácil de usar. São centenas de pesquisas, estudos, normas, leis e guias de melhores práticas da ABAP e de outras entidades.
Criada em 1949, a ABAP defende os interesses de agências brasileiras associadas à indústria de comunicação. Ao longo dessa trajetória, registrou protagonismos nos principais eventos do setor. Inspirou a Lei 4680/65, conhecida como Lei da Propaganda, contribuiu para a aprovação da Lei 12.232, que regulamenta os critérios para licitações públicas e colaborou na construção do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) e do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), entre outras iniciativas.