Campanhas
OS NOVOS CAMINHOS DAS GARRAFAS
Publicado emNo Brasil, 77 mil toneladas de embalagens de vidro são recicladas. Isso representa 40% do total produzido. Essa quantidade, porém, resulta numa redução do consumo de energia, extração de matéria-prima e emissões de CO2 na atmosfera.
Por outro lado, diminui o depósito de resíduos de vidro nos aterros sanitários e gera empregabilidade para milhares de famílias.
Com o objetivo de conscientizar a população e comerciantes sobre a importância da separação de embalagens e coleta seletiva, a Associação Brasileira de Bebidas lança o filme “Caminho da Garrafa”, realizado pela Giusti Comunicação em parceria com a produtora 2291 Conteúdo.
A peça é parte da comunicação estratégica do “Primeiro Relatório Sustentabilidade ABRABE”, lançado nesta semana com o objetivo de mapear e impulsionar as iniciativas e as práticas ESG dentro do setor de bebidas alcoólicas.
O filme mostra o caminho de uma garrafa de vidro, pós-consumo. O trajeto inicia na mesa de um bar, seguido do descarte correto e consciente da embalagem, que é coletada por uma cooperativa de reciclagem. Em seguida é encaminhada para uma empresa processadora de vidro, onde se une a outras para virar uma nova garrafa, pronta para circular novamente no mercado.
“Esse filme reforça a nossa dedicação e atuação na logística reversa do vidro. Dentro da ABRABE administramos dois programas, o Glass is Good e o Ecogesto. Através deles, apoiamos 150 cooperativas de reciclagem de 18 estados e o Distrito Federal. E assim recuperamos, até aqui, 77 mil toneladas de embalagens pós-consumo. Só o que reciclamos de vidro, reduziu a emissão de 35 mil toneladas de CO2 na atmosfera e a extração de 80 mil toneladas de matéria-prima da natureza, além da economia de consumo de mais de 32mil MWH de energia”, explicaa Cristiane Foja, presidente-executiva da ABRABE.
Lançado durante o evento virtual “Perspectivas da Sustentabilidade no Setor de Bebidas”, também assinado pela Giusti, em conjunto com a MSCR Produção, o filme já pode ser conferido nas redes sociais oficiais da ABRABE e do Sem Excesso (LinkedIn e YouTube, Instagram e Facebook, respectivamente).
Criação de Marcela Branco e 2291 Conteúdo. Produção executiva de Eduardo Metidieri. Direção técnica Gabriel dos Santos. Edição Cx Studio. Aprovação de Cristiane Foja e Melina Lazar.