Ação Social

ENGRAVIDAR TEM HORA. E NÃO É AGORA

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Erika, da dupla Rap Game 2.0

Celebrada de 1 a 8 de fevereiro, a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, instituída em 2019 pela Lei nº 13.798 e incorporada ao Estatuto da Criança e do Adolescente, ganha campanha produzida pelo Círculo de Criativas do Brasil.

Segundo dados da OMS de 2017, a taxa de gravidez entre adolescentes na América Latina e Caribe é a segunda mais alta do mundo, superada apenas pela média da África Subsariana, pedaço do continente ao sul do Saara constituído por 48 estados.

No Brasil, a taxa de gravidez precoce é de 68,4% de nascimentos para cada mil adolescentes entre 15 e 19 anos, segundo relatório da Organização Pan-Americana de Saúde (PAHO), o que representa quase 50% a mais do que a média mundial, de 46%.

Estima-se que mais de 400 mil adolescentes se tornam mães por ano no país, conforme dados do Ministério da Saúde. Isso significa que cerca de 18% dos brasileiros nascidos são filhos de mães adolescentes. Desse contingente, 70% são meninas negras.

O Círculo de Criativas Brasil foi procurado pelo IPFAM- Instituto Planejamento Familiar para darem voz a um cenário triste, que afeta milhões de jovens no país.

O IPFAM é uma entidade focada na disseminação de informação e conteúdo educativo e científico, com o objetivo de garantir a todo cidadão o acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, com foco em planejamento familiar.

A campanha tem o objetivo de orientar e conscientizar os jovens, disseminando informações sobre medidas preventivas e educativas para a redução destes índices no Brasil, e também alertar pais, educadores, gestores da área pública e a sociedade em geral.

“O Círculo de Criativas Brasil não poderia se calar diante deste quadro, principalmente considerando que, infelizmente, ainda, vivemos numa sociedade preconceituosa, onde as meninas são as mais prejudicadas. Meninas brancas e, principalmente, negras “, diz Adriana Cury, fundadora e Líder do Círculo de Criativas Brasil, entidade ligada a mais 14 países em toda a América Latina, que busca o fortalecimento das mulheres criativas no mercado de comunicação.

A campanha, tem o apoio da Plan International, eleita uma das melhores ONGs do Brasil em 2021. Presente em mais de 80 países, a entidade defende os direitos das crianças, adolescentes e jovens, com foco na promoção de igualdade de gênero.

Também conta com participação de parceiros do mercado, como a JC Decaux, a Buzian Produtoras e o 2020 Studios.

Fortalecendo ainda mais esta iniciativa, participam da campanha a atriz e apresentadora Fabiana Karla e a rapper da dupla Rap Game 2.0, que estrela um vídeo especialmente criado para a causa.

A campanha, com duração de 2 semanas, estará nas redes sociais e nas ruas de São Paulo com cartazes OOH. Também exibe vídeos informativos com a participação de advogados, médicos e especialistas ligados às questões da sexualidade na adolescência.

Criação de Adriana Cury, Mirela Janotti, Andrea Pretoni, Kephera Boscolo e Fernanda Montin, com direção criativa de Adriana Cury. Casting de Annik  Buzian, direção de Allard Van Wielink, do 2020 Studios e aprovação de Ana Clara Carvalho e Lilian Leadro.