Marcas
ESSE NÃO É O MEU NOME
Publicado emDesde que lançou o conceito “Beleza Real” (Real Beauty), há mais de 10 anos, Dove ajuda mulheres a desenvolverem uma relação positiva com sua aparência através de campanhas, ativações e projetos.
“Dove Pela Autoestima”, por exemplo, é- o maior provedor de educação sobre o tema no mundo, que impacta a vida de mais de 70 milhões de jovens.
Agora a marca lança no TikTok o desafio #PelaBelezaSemPadrões, inspirado em uma trend que viralizou nas redes sociais recentemente, em que os usuários recordam nomes e apelidos que recebiam de amigos e familiares na infância e adolescência, ao som de “That’s Not My Name’’ (ou “Esse Não é Meu Nome”, em português), faixa da dupla britânica The Ting Tings.
Dove reforça seu propósito de marca e destaca os malefícios que os diversos apelidos maldosos que recebemos trazem, impactando negativamente a percepção sobre nós mesmos ao longo da vida.
“Ao identificar a trend e agir de forma rápida, profunda e com propósito, fazemos com que Dove seja parte da conversa de maneira nativa e contextualizada. Assim, entregamos a mensagem nos conectando genuinamente com as pessoas, em um formato de conteúdo que elas já consomem e são interessadas em assistir”, comenta Paula Paiva, gerente de Digital Beauty e Personal Care da Unilever.
Diversas influenciadoras estão fazendo parte da ação e ajudando a dar voz para causa.
“Infelizmente, desde a infância, eu sempre tive que conviver com apelidos pejorativos relacionados a minha aparência. Hoje, consigo lidar com isso de uma forma bem melhor, mas nem sempre foi assim. Poder falar sobre e ajudar outras meninas que estão passando pelo mesmo que passei é extremamente gratificante e inspirador”, explica a Pequena Lo.
E não são só os influenciadores que vivenciam isso. De acordo com pesquisa divulgada pelo Projeto Dove pela Autoestima, em 2021, 75% das jovens brasileiras gostariam que outras pessoas se importassem menos com a aparência. O dado reforça a importância de iniciativas que ajudem adolescentes e jovens a construir uma relação mais positiva com seu corpo, potencializando sua autoestima.
“Falar sobre autoestima e questionar padrões é uma missão de Dove há várias décadas. Sempre buscamos formas inovadoras e autênticas para colocar isso em prática, seja pelas campanhas ou através do projeto Dove Pela Autoestima. Dessa forma, abrimos um caminho para que as próximas gerações ultrapassem os estereótipos atuais e lidem de forma mais positiva com a autoimagem”, afirma Leandro Barreto, vice-presidente global de Marketing para Dove Masterbrand.