Pesquisa
LEW’LARA AVALIA REPUTAÇÃO DAS MARCAS
Publicado emPara entender a percepção dos consumidores em relação às práticas ESG das marcas, a Lew’Lara/TBWA apresenta pesquisa inédita que avalia engajamento e fidelização do público.
O estudo “ESG Consumer Index”, realizado em parceria com a consultoria DCODE, contou com uma amostra de 2 mil pessoas para identificar a percepção dos consumidores a respeito das iniciativas de ESG de 160 marcas, independente de categoria ou segmento de atuação.
Marcas como Natura e O Boticário lideram o ranking, que compara as marcas de maneira geral, sem segmentação por categoria ou segmento de mercado.
O “Environmental, Social and Governance”, vem ganhando relevância no mundo dos negócios, por ter uma relação direta com a valoração em bolsa e também com valor intangível de marca.
Os indicadores ESG, inicialmente criados pelo mercado financeiro como ferramenta de avaliação de boas práticas, vem ganhando protagonismo como um dos principais pilares do Branding contemporâneo. Cada vez mais os consumidores atribuem valor e consequentemente um peso maior na hora da decisão de compra às marcas que efetivamente responsáveis quanto aos aspectos ambientais, sociais e de governança. A questão é como isso se reflete na ponta e se o consumidor percebe de fato o esforço das marcas.
“Não há como conduzir as marcas dos nossos clientes em direção ao futuro sem falar em ESG. Cada vez mais as pessoas cobram das marcas a responsabilidade de contribuírem ativamente para o desenvolvimento da sociedade e do planeta, como especialistas em construção de marcas sentimos uma grande necessidade de entender como as pessoas estão percebendo as ações das marcas e como a atuação em práticas ESG tem contribuído para melhorar a reputação das marcas frente a seus consumidores”, diz Raquel Messias, Chief Strategy Officer da Lew’Lara\TBWA
O “ESG Consumer Index”, é um parâmetro de medida que reflete o sucesso do processo de implementação. Foram entrevistadas 2 mil pessoas, de forma online e com perfis variados de classe social, idade e região geográfica. A parametrização consiste na análise de 3 variáveis chave (E+S+G) ranqueadas de 0 a 100 entre todas as marcas analisadas e ponderadas de acordo com a importância derivada, ou seja, a correlação entre o score de cada variável principal e a preferência.
“Pela primeira vez um estudo é feito para entender o resultado das ações ESG na ponta final, para o stakeholder que efetivamente compra e consome o produto ou serviço. Estamos trazendo mais uma camada de informações que complementa a discussão ESG já consolidada no mercado financeiro e, muitas vezes, do lado de dentro das empresas”, explica Cesar Ortiz, CEO da DCODE.
O estudo resulta em uma análise estratégica da agência para atuar como parceira da missão das marcas em construir um futuro melhor, com mais ética e ações que de fato contribuam para o desenvolvimento da sociedade e do mundo.
“Esse é mais um produto da Lew’Lara\TBWA, em parceria com a DCODE, que somado à expertise dos colaboradores da agência, vai potencializar muito o trabalho de construção de curto, médio e longo prazo das nossas marcas”, conclui Marcia Esteves, CEO da Lew’Lara\TBWA.