Ação Social

LATAM LEVA EMPRESÁRIOS A MARTE

Publicado em
A favela hoje e visão de como será após a realização do projeto

Um voo fretado da LATAM, no próximo sábado (19), vai levar mais de 100 convidados, entre empresários, empreendedores, influenciadores digitais e jornalista para conhecer Marte.

No caso, a favela Marte, em São José do Rio Preto, primeira comunidade a ganhar o projeto Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida), da ONG Gerando Falcões em parceria com o Instituto Valquírias Word, de empoderamento feminino.

Com investimento total de R$ 58 milhões, divididos entre o governo do Estado de São Paulo, prefeitura de São José do Rio Preto e doações da iniciativa privada para a ONG Gerando Falcões, a favela Marte será transformada até o final de 2024.

O Plano de Reurbanização da comunidade inclui a construção de 240 moradias pela CDHU.

O voo a bordo de um Airbus da família A320 da LATAM está previsto para decolar às 09h50 do aeroporto de Congonhas. Entre os passageiros estão os empresárioscomo Otto Baumgart (Diretor Corporativo do Grupo Baumgart), Dani Cruz (Fundadora da Vult), Leonardo Framil (CEO Accenture) e Paula Bellizia (Presidente, Global Payments – Ebanx).

Havaianas, que acaba de divulgar a coleção “Quebrada Cria”, feita em parceria com cinco artistas de favelas de todo o Brasil, reverterá 7% do lucro das vendas para a Gerando Falcões. Nestlé que recentemente lançou a Barrinha dos Falcões e também destina o lucro para a ONG, também apoiam a Missão Marte.

A viagem, denominada Missão Marte, faz uma alusão à corrida espacial, protagonizada por Elon Musk, Jeff Bezos e Richard Branson, que disputam a dianteira na colonização do “planeta vermelho”.

“Eu gosto e admiro os três participantes dessa disputa, mas antes de colonizar outro planeta, precisamos resolver os problemas existentes aqui na Terra, onde cerca de 800 milhões de pessoas passam fome. No Brasil, há quase 14 mil favelas e a nossa corrida é a social, é para combater a desigualdade e permitir o acesso à saúde, segurança, educação e uma série de direitos que interrompem o ciclo de pobreza”, diz Edu Lyra, CEO da Gerando Falcões.

“Para apoiar essa ação, fretamos a aeronave a preço de custo para todos os convidados e ainda doamos 20 assentos. Fizemos isso porque a LATAM busca entender as necessidades dos brasileiros e, assim, contribuir de forma efetiva com a transformação da sociedade e das futuras gerações. Por isso, temos muito orgulho de ser a companhia aérea oficial da Missão Marte do dia 19 de março, a bordo de um Airbus da família A320, na rota São Paulo/Congonhas-São José do Rio Preto. Além de embarcar todos os convidados da Gerando Falcões nesta nobre missão, estamos preparando uma experiência digna de uma viagem espacial”, afirma Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da LATAM Brasil

“A Favela tem um potencial humano vasto que por muito tempo foi subestimado. A Missão Marte é a prova de que esse jogo está virando e agora estamos próximos do nosso ideal: que é a favela no centro. É muito importante que o empresariado veja de perto o que é possível ser feito numa favela para a erradicação da pobreza. Mais que isso: é imprescindível que haja esforço contínuo no sentido de incluir todas essas pessoas e moradores da Favela Marte, numa jornada de transformação rumo à dignidade”, explica Amanda Oliveira, CEO do Instituto Valquírias World.