Entrevista

COMPETIR EM VALOR, NÃO EM VOLUME

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Dante: mesma qualidade dos produtos importados

Apesar da previsão de aumentar sua produção de 160 mil para 15 milhões de hectolitros por ano, a partir de 2023 quando a cervejaria espanhola Estrella Galicia concluir a implantação de sua primeira fábrica fora do país de origem, o objetivo da empresa é competir em valor, não em volume.

A marca é comercializada no Brasil desde 2011 e sua unidade industrial no país está sendo construída em Araraquara, no interior paulista, com investimento de R$ 2 bilhões.

Dante Grassi, Marketing Director Brasil & Latam do grupo Hijos de Rivera, fundado em 1906 e presente em mais d 40 países,  comenta sobre os planos da empresa no mercado brasileiro e região latina, e as ações de comunicação publicitária, que inclui patrocínio esportivo e realização de eventos.

O que está sendo planejado em Marketing com o casal Camila Queiroz e Klebber Toledo, novos embaixadores da marca?

Iniciamos uma nova campanha da marca para o Brasil e América Latina que se chama “Incomparável”, onde divulgaremos aos consumidores os valores da marca e nossa forma de fazer cerveja que nenhuma outra marca tem em seu DNA.  Como parte do desdobramento destes argumentos que nos torna incomparáveis, nos aliamos a nomes influentes do mercado que compartilham destes mesmos valores, assim conseguimos traduzir a mensagem de forma bem clara.  Além do casal entrar como embaixadores da marca, iniciaremos com uma websérie com três episódios, onde em um dos episódios entram Camila Queiroz e Klebber Toledo, com um dos nossos valores.  Entraremos no cotidiano, rotina do casal, mostrando como fazemos cerveja. 

Estrella Galícia revela disposição em investir mais no Brasil. Qual a posição do país na América Latina em termos de participação de mercado?

América Latina tem papel fundamental e de prioridade na expansão da Estrella Galicia no mercado internacional.  Consideramos o Brasil e América Latina o “propulsor” deste crescimento, começando pelo Brasil onde teremos nossa primeira fábrica fora da Espanha em 2023. Não queremos nos tornar uma marca que compete com os big players em volume, mas sim em valor.  Nossa proposta de qualidade de produto e processo de fabricação é muito único, e acreditamos que temos nosso espaço para crescimento neste mercado. Países como Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile apresentam boas oportunidades para essa expansão.

As ações de comunicação da cerveja no Brasil são produzidas pela Fillet, uma agência digital. Será nessa área virtual o esforço principal da marca?

A Fillet é uma agência que nasceu no mundo digital, mas que tem um diferencial interessante que é aplicar a mentalidade e processo de execução digital em mídias off também.  Trabalhamos nos dois universos com a Fillet, onde com certeza teremos sempre mais peso no Digital por estratégia da marca e pelo perfil do nosso consumidor em geral. Apesar de sempre colocarmos mais esforços no meio digital, já iniciamos a partir de novembro de 2021 execução em mídias externas nas principais capitais do Sul e Sudeste, salas de cinema e TV Paga em nível nacional.

Como está a situação da fábrica da cervejaria e quais as perspectivas de aumento de oferta do produto nas gôndolas dos supermercados?

O projeto da fábrica continua conforme informado no seu anúncio oficial, onde temos como principal objetivo oferecer a mesma qualidade dos produtos que importamos hoje, mas com fabricação nacional onde poderemos ter atuação mais ágil e maior capilaridade no mercado.

Quais são atualmente os investimentos da marca em patrocínio, marketing esportivo e eventos?

Não podemos revelar números, porém nossos investimentos seguem com planejamento ao longo do ano em “Motor”, com patrocínios como Scuderia Ferrari na Fórmula 1 e piloto Carlos Sainz, na MotoGP com o piloto Marc Márquez e novas promessas como o brasileiro Diogo Moreira e o Uruguai Facundo Llambías.  No universo musical temos a plataforma SON, onde investimos em shows e artistas no cenário musical que compartilham valores artesanais como nós, além de que abriremos uma nova casa de shows em São Paulo chamada Hangar Estrella Galicia. Para divulgação de produtos seguiremos com ações em meios digitais e offline, além de eventos, e acima de tudo através do nosso time de Cultura Cervejeira, que conta com um time altamente qualificado, em sua maioria de mulheres, que são sommelier, e técnicas cervejeiras muito bem preparadas.  Esse time promove eventos de degustação, treinamento em bares e restaurantes além de participação ativa com nossos influenciadores e embaixadores da marca para divulgar nossos valores Craft.