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INVESTIMENTO CRESCE NA PANDEMIA
Publicado emO Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp) está divulgando o painel Cenp-Meios 2021, com investimentos em mídia via agências, totalizando R$ 19,7 bilhões. Os dados foram fornecidos por 298 agências de publicidade de todo o país.
No próximo mês de abril o Cenp-Meios vai divulgar o ranking das agências de publicidade.
O meio Internet consolida a segunda posição, atrás da TV aberta. Mídia Exterior fica em terceiro lugar, à frente da TV por assinatura.
Em 2020, os investimentos apontados pelo Cenp-Meios foram de R$ 14,2 bilhões, com painel de 217 agências, e, em 2019, antes portanto da pandemia, de R$ 17,5 bilhões, com dados de 226 agências.
“Mesmo partindo de bases diferentes, é inegável que a publicidade brasileira mostrou a sua força mais uma vez”, afirma Luiz Lara, presidente do Cenp.
“O investimento publicitário superou com folga os níveis pré-pandemia, com um crescimento expressivo. Falamos de quase 40% em 2021, mesmo levando em conta a inflação do período. Mesmo num cenário tão difícil, em meio a dificuldades e incertezas, a publicidade reafirmou ser a roda que faz a economia girar, aproximando consumidores e anunciantes, usando os bons serviços das agências e dos veículos de comunicação”, diz Lara.
Dudu Godoy, vice-presidente do Cenp, destaca a precisão e a capilaridade dos dados do Cenp. “O painel tem um grau de confiabilidade sem paralelo. Os dados de investimento saem direto dos sistemas das agências participantes, graças ao trabalho das empresas AdSolutions, Microuniverso, Publi, VBS, IClips e Operand, provedoras de softwares de gestão”, explica.
Temos a participação no painel de agências de todo o país, capitais e interior. É um extraordinário exemplo de onde pode chegar um segmento da economia quando abraça com entusiasmo a autorregulação”, completa.
Regina Augusto, que acaba de assumir a direção executiva do Cenp, lembra que o painel segue a melhor tradição do Projeto Inter-Meios e do IAP, que reunia dados de investimento publicitário pelo governo federal e empresas públicas.
“O Cenp-Meios põe em números a grandeza da atividade publicitária no Brasil”. “É fascinante entender como chegamos a este painel e o que ele representa para a atividade. Sabemos que os valores apontados são altamente representativos do bolo publicitário, já que o Cenp-Meios conta com a participação das mais importantes agências do país”, diz.
Salles Neto, coordenador do Comitê Técnico Cenp-Meios, CTCM, desde a sua criação, destaca a parceria das agências participantes do painel, que recebeu quase 80 adesões no ano passado. “Dados precisos e confiáveis são indispensáveis a uma indústria forte como é a publicitária”, diz ele. “As últimas inovações incorporadas ao Cenp-Meios, com a admissão de agências não certificadas e os rankings de agências, ampliaram ainda mais a riqueza das informações oferecidas ao mercado”.