Datas
PROPAGANDAS MENTIROSAS COMEMORAM 1º DE ABRIL
Publicado emComo é costume, a agência 11:21, de Gustavo Bastos, não deixa passar em branco uma data celebrada pelos brasileiros para lançar peças de oportunidade para seus clientes.
E de quebra um vídeo da própria agência afirmando, como mentira, claro, que antigamente a propaganda era melhor.
Entre as marcas que comemoram a data, Cookielab, TUPI FM, Cerveja Rio Carioca, Buona Pesca, Da Silva Cozinha Portuguesa, ACT Promoção da Saúde, Instituto Onda Azul e Disque Denúncia.
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico lançado no 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento e Dom Pedro I, desmentida no dia seguinte. A tradição, seguida em alguns países europeus, conta que a celebração surgiu na França, em 1564, com o título de “Plaisaneries”.
A Cerveja Rio Carioca, anunciante que se notabilizou através da 11:21 por suas peças brincando com política, está veiculando neste 1º de abril com o título “Moro Presidente”.
A Buona Pesca determina “Coma carne vermelha”, ao contrário de sua especialidade, enquanto a marca de cookies Cokielab afirma que “o Brasil não precisa de mais doçura”.
“Venha comer sushi com a gente”, é o recado do tradicional restaurante carioca Da Silva, de cozinha portuguesa, e ONG Onda Azul manda o recado do meio ambiente em um post dizendo que “Não precisa salvar o planeta, qualquer problema a gente se muda para outro”.
A criação é de Gustavo Bastos, Diego Crisóstomo, Dario Assis, Julia Mello, Tamyres Fidalgo, Jessica Tavares e Danilo Dragon.