Internacional
PERDÃO, NÃO ME LEMBRO
Publicado emJogador esquecido viraliza com campanha inesquecível sobre Alzheimer
Campanha criada pela agência HOY Buenos Aires para a ALMA- Associação de Combate ao Mal de Alzheimer, atingiu 58,2 milhões de pessoas e se tornou trending topic nas redes sociais com 270 milhões de impressões.
A ação “No me acuerdo” (Não me lembro) foi realizada em parceria com o Racing Club, um dos maiores times da Argentina, protagonizada por seu capitão, o zagueiro Leonardo Sigali.
A ideia foi aproveitar a paixão do argentino pelo futebol para transmitir um recado importante a fim de conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao Mal de Alzheimer.
Após uma partida no início de abril, o capitão do Racing, ao ser entrevistado para a TNT Sports, apresentou um comportamento inusitado. Ele respondeu a todas as perguntas sobre o jogo que acabou de jogar com um confuso “não me lembro” que confundiu não só o jornalista, mas também seus colegas e as redes sociais, que reagiram imediatamente. Sigali virou o principal assunto no Twitter em questão de minutos.
Horas depois, foi publicado um vídeo em que o jogador revelou que a entrevista fazia parte de uma campanha realizada pelo Racing Club e pela Associação de Combate à Doença de Alzheimer (ALMA) afirmando que a falha de memória de curto prazo é um dos primeiros sintomas. A ação teve uma resposta positiva imediata da mídia e redes que cruzaram as fronteiras da Argentina e refletiu o grande impacto da campanha.
“A campanha teve um impacto orgânico como eu não via há muito tempo. Foi incrível ver como a doença de Alzheimer se tornou um trending topic na Argentina, gerando uma conversa sobre a doença que superou qualquer outro assunto nas redes, além de se tornar tema na TV e rádio ao longo da semana”, disse María Luján Donaire, diretor Ggral de Criação de HOY.
“O esporte não transmite apenas valores positivos. Os clubes têm a obrigação de canalizar mensagens de conscientização desse tipo e os jogadores são grandes formadores de opinião para que isso seja possível”, justificou Pablo Ruiz, gerente de Marketing do Racing Club. A ALMA teve mais consultas em 48 horas do que em toda a sua história.
“Desde o dia em que a ideia surgiu, acreditávamos nela e, embora soubéssemos que iria transcender, não esperávamos uma explosão tão grande nas redes sociais e na mídia ao redor do mundo. Para a agência, é uma campanha muito importante, pois nos permitiu aumentar a conscientização sobre a doença de Alzheimer, dar visibilidade à associação e, o mais importante, agora mais pessoas poderão acessar essas informações tão necessárias. Conseguimos fazer do esquecimento uma campanha inesquecível e adoramos isso”, acrescentaram Santiago Ledesma e Damián Palópoli, diretores criativos do projeto.
“O impacto da campanha Racing + ALMA continua vivo ao longo do tempo. Nossa profunda gratidão aos criativos da agência HOY Bue, à generosa colaboração do Racing Club e ao excelente desempenho de Leo Sigali que fez desta campanha um sucesso”, agradeceu Gladys Bangueses Presidente da ALMA.
Criação de Charlie Mesa, com direção criativa de Damian Palopoli e Santiago Ledesma, e direção geral de Criação de Tony Waissman. Som da Twins Music Platform. Aprovação de Marta Jenko, Nora D´Onofrio, Adriana Tedesco e María Ester García (ALMA) e Pablo Ruiz, Fernando Otero e Alex Caniza (Racing Club).