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HINO DO TRABALHO CELEBRA REFORMA DO MUSEU

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Os 200 anos da Independência do Brasil ganham homenagem emocionante da TV Cultura através de vídeo produzido pela Birds On The Wire, do criativo, diretor de cena e artista musical Jarbas Agnelli.

O filme “Independência”, com quatro minutos de duração, é uma obra-prima que celebra a data e também o museu mais antigo da cidade de São Paulo, que será reaberto ao público em 7 de setembro fechado desde 2013 para reforma.

O vídeo homenageia especialmente os trabalhadores que vão  devolver o Museu do Ipiranga à visitação depois de nove anos. O minucioso trabalho da produtora sincronizou os ruídos das ferramentas com o Hino da Independência executado pela Jazz Sinfônica dirigida pelo maestro Ruriá Duprat.

Aliás foi o próprio Ruriá quem originou o projeto, já que levou musicas feitas com ruídos produzidas por Agnelli ao diretor de rede da TV Cultura, Fábio Borba, que aderiu à ideia e oficializou o convite à Birds On The Wire.

O maestro trabalhou em parceria com a produtora na elaboração do vídeo e fez o arranjo orquestral do Hino da Independência, além de reger a orquestra.

Jarbas: 5 meses de trabalho

Jarbas Agnelli utiliza filme, fotografia, ilustração e música para comunicar ideias na sua Birds On The Wire, lançada no final de 2020. Ele também é o fundador do AD Studio. A nova produtora foi batizada em homenagem ao vídeo de Agnelli vencedor da primeira edição do YouTube Play, em
2010, organizado pelo Museu Guggenheim de Nova York.

Em sua trajetória, produziu e dirigiu mais de 600 peças, a maioria com efeitos especiais e técnicas alternativas de filmagem. Antes do AD Studio, que nasceu em 2002, foi ilustrador e diretor de arte de grandes agências brasileiras.

Ganhou cinco vezes o prêmio Profissionais do Ano, da Rede Globo. Em 2001 conquistou um Grand Clio e um Gold Lions pelo spot “The Week”, como criativo, realizador e músico.

“A produção de Independência foi demorada e complexa. Foram cinco meses de trabalho, que começou com cinco dias gravando sons e imagens nas obras do museu. Depois levei dois meses para criar mais de 200 loops desses sons, colocando no tempo e até afinando o que dava para ser afinado no barulho de furadeiras, serras, martelos, no tom do hino. Em seguida gravamos o áudio da orquestra em estúdio, filmamos alguns músicos tocando no meio da obra do museu e por fim captamos a orquestra no Monumento”, conta Agnelli.