Pesquisa

PREÇO DEFINE CONTRATOS NO LIVE MARKETING

Publicado em
Heoisa: desequilíbrio nas relações

Entre 605 profissionais de agências e empresas fornecedoras do mercado de LIve Marketing do país, apenas 90 consideram criação e planejamento como relevantes. E quantos citam execução como fundamental? Nenhum.

O levantamento da Associação de Marketing Promocional, realizado após o lançamento da campanha “Estamos ESGotados”, que pretende incluir os princípios ESG na relação cliente X agência, conclui que o preço do trabalho é o mais importante na decisão da escolha para 75,1% dos entrevistados.

Outros resultados da pesquisa, que evidenciam a ausência dos princípios ESG na contratação de agências de Live Marketing, foi que 76,5% informaram que o formato mais utilizado pelos anunciantes é o job a job.

Sobre o número de concorrências que as agências participam, 92% informaram que são até 10 concorrências mensais, para entregas num prazo médio de 10 dias. Outros 63,1% também confirmaram que as concorrências acontecem com mais de quatro e até mais de 8 agências simultaneamente, sem remuneração. Apenas 36,9% apontaram concorrências com até 3 agências, conforme recomendação AMPRO/ABA – Associação Brasileira dos Anunciantes.

“Nosso mercado é uma explosão de criatividade, estratégia e execução. Estes sim deveriam ser os principais motivos e critérios de avaliação das concorrências. Preços podem ser avaliados de outra forma, que não apenas em processos concorrenciais, principalmente no job a job”, afirma a presidente-executiva da AMPRO, Heloisa Santana.

“Concorrências no Live Marketing são processos custosos para as agências. Avaliar muitas agências não gera efetividade na escolha da melhor proposta. A AMPRO oferece guias e referenciais de melhores práticas totalmente à disposição. São documentos que auxiliam na elaboração de briefings para Live Marketing e processos concorrenciais, entre outros”, explica Heloísa.

Ainda sobre concorrências, o levantamento abordou os feedbacks, outro ponto tocado pela campanha da AMPRO. Apenas 14,3% dos participantes informaram que recebem feedbacks após a participação de uma concorrência. Destes, 97% sem retornos transparentes.

Com relação aos prazos de pagamento mais usados pelos anunciantes, somente 32,6% dos participantes informaram prazos praticados de 30 dias, que estão dentro da recomendação de melhores práticas da AMPRO. Já 67,4% apontaram prazos de até 120 dias para receber.

“Nosso mercado passou por tempos difíceis, massacrantes nos últimos anos. Dados como concorrência baseada em escolha de preço e falta de feedbacks demonstram que ainda existe um desequilíbrio nas relações agência x anunciante. Nossa campanha Estamos ESGotados é uma forma de explicitar o que acontece na prática. Estamos prontos para abrir diálogo principalmente com anunciantes, até que consigamos construir um mercado mais saudável, justo e humano”, conclui Heloisa Santana.