Mercado
GIRA, A PRIMEIRA DAO DO MARKETING
Publicado emCriada por Pedro Del Priore, Paulo Martinez e Marcos Brabo, sócios da agência GINGA, a GIRA.DAO é a primeira Organização Autônoma e Descentralizada focada no setor de comunicação e marketing.
O conceito de DAO surgiu em 2015 com base na blockchain, sistema que facilita o processo de registro de transações e o rastreamento de ativos, tangíveis ou intangíveis, em uma rede empresarial.
O ecossistema da GIRA.DAO nasce com quatro empresas. A GINGA, agência de publicidade integrada, DIVA, consultoria ágil de inovação, transformação digital e Customer Experience, SIGNA, consultoria ágil de branding, design e User Experience, e TRESPONTOZERO.IO, consultoria especializada em educação, estratégia, criação e execução de projetos na web 3.0.
“Nós escolhemos uma rede na blockchain chamada IOTA para constituição da DAO. Todos os participantes da GIRA terão suas digital wallets e receberão um token, que lhes dará direitos de votação em diversas etapas do processo de trabalho, operação e mesmo gestão. Estamos inserindo mais de 180 profissionais no ambiente da blockchain e em 12 meses serão 1000 pessoas conectadas à nossa GIRA DAO”, explica Pedro Del Priore.
Algumas vantagens para este modelo de gestão no marketing são a Agilidade, Pluralidade de talentos e Integração fluida de capabilities.
Algumas marcas como Animale (Grupo Soma), Burger King, Even Construtora e Incorporadora, Mercado Livre, Poder360 e Polenghi já estão se beneficiando do novo modelo de operação.
As empresas da GIRA.DAO têm ainda como sócios David Galasse, que é Head de Branding e Design da SIGNA, e outros quatro sócios da consultoria TRESPONTOZERO.IO: o diretor de Estratégia e Negócios Thomas Rebergue, o especialista em web 3.0 Pedro Ivo Bruder, o designer, artista e também especialista em web 3.0 Hirokazu Shimabukuro e o especialista em inovação, empreendedorismo e design de serviços Marcelo Nicolau.