Datas
BOTICÁRIO COMEMORA DIA DA FOTOGRAFIA
Publicado emA Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza está compartilhando os 15 trabalhos de fotógrafos profissionais e amadores premiados recentemente no Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental.
As fotografias selecionadas retratam paisagens costeiras, atividades relacionadas com o mar, a vida marinha e o protagonismo feminino.
A ação celebra o Dia Mundial da Fotografia, a ser comemorado nesta sexta-feira (19) e instituído em homenagem à invenção do Daguerreótipo, primeiro equipamento capaz de produzir uma fotografia, apresentado na Academia de Ciências da França, em Paris, no ano de 1839.
Um daguerreótipo consiste em uma imagem única e positiva, formada diretamente sobre placa de cobre, revestida com prata e, em seguida, polida e sensibilizada por vapores de iodo. Depois de exposta na câmera escura, a imagem é revelada por vapores de mercúrio e fixada por uma solução salina.
Os trabalhos se destacaram entre quase 200 inscritos de todas as regiões do país. Na avaliação, foram considerados critérios como criatividade, composição, potencial de sensibilização, técnica e relevância do registro.
Além dos premiados em cada uma das quatro categorias, 15 trabalhos disputaram o voto popular.
Com 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira.
A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos.
A entidade protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado, os biomas mais ameaçados do Brasil, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas.