Datas

A GASTRONOMIA E A HISTÓRIA DO BRASIL

Publicado em

Em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, estreia no próximo dia 5 de setembro uma minissérie especial do “Aqui Tem História”, uma produção do canal History, do A+E Networks, com coprodução do Studio 750 e parceria com o grupo Estado.

O conteúdo produzido estará disponível para os assinantes de Pay TV e também será veiculado nas redes sociais e plataformas do History e da Paladar Estadão. 

O programa levará a marca “Paladar’, do Estadão, e tem como propósito, num cenário de locais importantes do centro da cidade de São Paulo, retratar fatos históricos, curiosidades e aspectos da culinária brasileira em diversas épocas.

A minissérie com oito episódios foi gravada em pontos turísticos paulistanos, para contar as histórias e as curiosidades de acontecimentos relevantes daquele período.

Cada capítulo do “Aqui tem história – 200 anos de Independência” terá uma narrativa alinhada ao local. O Viaduto do Chá é o cenário do capítulo “Estrangeiros no Brasil e o que trouxeram de novidades econômicas”No Mosteiro São Bento, o tema será ”Como era a alimentação sacra, nas sociedades secretas e nos monastérios” e no Largo da Memória, ”Como eram as comidas de botequim”. 
 
“Nosso papel sempre foi o de apresentar os fatos e seus personagens que marcaram nossa história e que nos ajudam a entender o presente, e este foi o objetivo pelo qual buscamos a parceria do Paladar, do Grupo Estado, para acrescentar desta vez como ao longo dos anos se formou a gastronomia brasileira como conhecemos hoje”, explica Raul Costa, gerente geral da A+E Networks Brasil, sobre a nova parceria.

“Esse projeto une a competência e a qualidade de produção do History com a credibilidade e a originalidade das reportagens do Paladar. Cria, na realidade, um novo caminho para a veiculação de conteúdos que não só informam o público, mas dão também aos nossos leitores e aos assinantes do canal a oportunidade de viver parte da história da Independência por meio de experiências que envolvem aromas e sabores guardados na história ao longo de dois séculos”, diz Eurípedes Alcântara, diretor de jornalismo do Grupo Estado.

Para Paulo Pessoa, diretor comercial do Estadão, o lançamento demonstra a relevância do Paladar como uma fonte especializada de conteúdo em gastronomia.

“A iniciativa de levar o Paladar para o mercado de TV e plataformas digitais do History reforça o reposicionamento multiplataforma do Estadão. Iremos agregar novas audiências altamente qualificadas e abrir novas oportunidades a partir de projetos publicitários para as marcas se aproximarem de seus públicos-alvo”, explica o executivo.

Para Lilian Akyama, diretora comercial do A+E Networks no Brasil, o projeto demonstra a versatilidade do History para traduzir em narrativas envolventes temas relevantes para a audiência e com um forte apelo para as marcas. “Isso tudo realçando a brasilidade, pilar que iremos reforçar com o History, e a credibilidade e potencial de amplificação da comunicação em todas as plataformas que ambas as marcas oferecem”, complementa Lilian.