FIAP 2022
PRESIDENTE DE JÚRI DEFINE INOVAÇÃO
Publicado emGustavo Lauría, CCO e fundador da We Believers, como presidente do júri de Inovação da FIAP 2022, fala sobre os critérios que devem basear a avaliação das peças inscritas nessa categoria.
Para ele, a inovação deve ser útil, para vender o produto ou serviço, ou para resolver um problema existente e relevante para a marca.
“Isso é fundamental, a solução tem que construir uma marca e não apenas ser a solução para algo”, explica. O segundo critério é sobre a duração da estratégia, que deve ser longa e não de curto prazo. E o terceiro é que a ideia baseada no bom senso e no conhecimento geral.
Segundo Lauria, a importância da categoria é mostrar a indústria busca oferecer soluções por meio do trabalho criativo, usando o orçamento dos clientes para devolver algo às pessoas e ao planeta.
O perigo, aponta ele, é o trabalho vise resolver um problema da marca, e não realizado simplesmente para tentar ganhar um prêmio. “Isso nunca pode acontecer e tem que ser desqualificado”, determina.
“A inclusão, a igualdade de oportunidades, a proteção do meio ambiente e a melhoria da vida das pessoas com deficiência são as tendências mais notáveis há anos”, afirma.
Ele também acredita que as ideias, fator mais importante da comunicação, devem ser carregar um propósito.
“Sem esquecer que temos um papel de criadores perante a sociedade e o planeta, mas também o temos na hora de levar resultados de negócios para os clientes para os quais trabalhamos”, conclui.