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REPUTAÇÃO E VALOR VIA AÇÕES DE ESG

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Composto a partir de entrevistas promovidas por Elisa Prado e Tatiana Maia Lins com com CEOs de empresas Líderes em ESG, o livro “Reputação e Valor Compartilhado”, da Aberje Editorial, será lançado nesta quinta-feira (1º) na livraria Cultura do conjunto Nacional, em São Paulo.

Elisa é diretora de Comunicação Corporativa da Vivo desde 2018, e Tatiana a fundadora da Makemake, editora da revista da Reputação, além de professora da ESPM.

Escolhidos a partir do ranking “As Empresas Mais Responsáveis ESG no Brasil”, foram entrevistados Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, eleita a executiva de melhor reputação no país, Marcelo Oromendia (3M), Roberto Funari (Alpargatas), Jean Jereissati (Ambev), Malu Nachreiner (Bayer), Gustavo Werneck (Gerdau), Fábio Coelho (Google), Milton Maluhy Filho (Itaú Unibanco), João Paulo Ferreira (Natura), Marta Díez (Pfizer), Walter Schalka (Suzano), Rafael Chang (Toyota), e Christian Gebara (Vivo).

“Queríamos entender o nível de consciência dos CEOs de diversos setores da economia sobre as vantagens competitivas trazidas pela reputação para atrair talentos, consumidores e investidores”, destacam as autoras.

Além disso, as especialistas em comunicação corporativa também buscaram entender como estes CEOs enxergavam e se posicionavam dentro da agenda ESG, que não é nova, mas vem promovendo uma mudança de mindset de investimento e consumo, exigindo posturas mais éticas e com visão sistêmica para a geração de valor compartilhado com todos os stakeholders.

“Dialogar, escutar e engajar são verbos cruciais para uma efetiva comunicação entre os públicos e as empresas. Os CEOs ouvidos neste livro estão conscientes desta missão e se colocam cada vez mais disponíveis para construir pontes e engajar os stakeholders para compartilhar valor com a sociedade, pois sabem que entregar produtos e serviços de qualidade é o básico, o mínimo que as empresas precisam fazer. Consumidores buscam mais que isso e cada vez mais. Querem se relacionar com instituições éticas e que se posicionem como protagonistas na resolução de problemas sociais e ambientais. Sabem que o sucesso depende do valor compartilhado com a sociedade e o planeta”, explica Elisa Prado.

Já Tatiana Maia Lins, que também atua como consultora em Reputação Corporativa, acentua que, antes da pandemia, a reputação de uma instituição era formada pela qualidade de seus produtos e serviços, por sua atuação ética, pelo ambiente interno de trabalho, pelo cuidado com o meio ambiente e por suas ações sociais, muitas vezes pontuais.

“Nos últimos meses, o componente da geração de valor compartilhado com todos os stakeholders ganhou ainda mais força nesta equação e já é uma realidade na agenda de CEOs, gerando profundas transformações culturais nas empresas”, explica.

“Este livro nos brinda com o compartilhamento de suas visões geracionais e de vivências bem diferentes, o que faz desta obra um fator de renovação para as nossas lideranças brasileiras”, afirma Ingo Ploger, presidente do Conselho Empresarial da América Latina, no prefácio do livro.