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ELECTROLUX QUER ROUPAS MAIS DURÁVEIS

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Aproximadamente 73% do lixo têxtil do mundo acaba em aterros ou é incinerado. Inspirada no caso do Chile, que tem 39 mil toneladas de roupas descartadas por ano no deserto do Atacama, a Electrolux lança a campanha global #BreakThePattern (Quebre o Padrão).

Com o conceito “As roupas mais sustentáveis são aquelas que você já tem”, a empresa pretende mudar o comportamento das pessoas, que em média jogam fora uma roupa após apenas 10 usos.

No Chile, o comércio de roupas de segunda mão é um negócio consolidado, já que importadores despejam no país peças rejeitadas em mercados dos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Mais da metade das 60 mil toneladas de peças de roupa que chegam ao Chile todo o ano terminam em aterros clandestinos no deserto do Atacama, segundo maior cemitério de roupas do mundo, gerando graves consequências ao meio ambiente.

“Não restam dúvidas de que precisamos mudar a forma como usamos e cuidamos de nossas roupas. As pesquisas dizem que, se prolongarmos em apenas nove meses a vida útil de nossas roupas, é possível reduzir em 20 a 30% do impacto na pegada de carbono, recursos hídricos, bem como o lixo produzido. Para isso, existem diferentes maneiras, como consertar ou reformar as roupas e, quando as roupas precisarem ser limpas, arejá-las, limpá-las a vapor ou lavá-las de uma maneira mais sustentável”, explica Ana Peretti, diretora de Marketing para Electrolux América Latina.

Um dos objetivos da empresa é fazer com que as roupas durem o dobro do tempo com metade do impacto ambiental até 2030, por meio da democratização de tecnologias que melhoram o cuidado com as roupas e otimizam recursos como água e energia.

“Esta campanha traz de maneira bastante direta uma de nossas grandes contribuições para um futuro mais sustentável totalmente alinhada aos conceitos de economia circular, buscando estender a vida útil das roupas. Sabemos do nosso potencial de contribuição, principalmente somando os milhares de equipamentos que colocamos no mercado e queremos nossos consumidores junto conosco nesta jornada. Com nossas máquinas de cuidar lançadas em 2021, estimamos uma economia de aproximadamente 162 milhões de litros de água, o equivalente a 65 piscinas olímpicas”, afirma João Zeni, diretor de Sustentabilidade para a Electrolux América Latina.

Para reforçar a campanha, a Electrolux chamou a dupla de designers sueca Rave Review, conhecidas por suas coleções coloridas, recicladas e sofisticadas, com a missão de dar novo uso à peças descartadas no cemitério de roupas do deserto do Atacama. O resultado é a primeira coleção do mundo criada a partir de peças originárias de um dos maiores aterros têxteis da atualidade.

A ação global está sendo realizada na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Peru, Polônia, Suécia, Suíça, França, Itália, Inglaterra, Vietnã, Samoa, Israel, Estados Unidos e Canadá e reforça a importância e o posicionamento da marca em relação ao compromisso com a sustentabilidade.