Televisão

SBT DEBATE FUTURO DA MÍDIA COM A REDE

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Maciel: conteúdo a respeitando cultura local

Com o objetivo melhorar a convergência das programações e plataformas, e o entendimento sobre qual o desejo do espectador, o SBT reuniu esta semana no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá, acionistas e representantes das principais emissoras que compõem a sua rede.

No total, 55 acionistas e representantes participam do encontro. Ao todo, o SBT conta com 114 emissoras na rede, sendo 106 afiliadas e 8 regionais, estando presente em 97,5% dos domicílios com TV por via terrestre.

Conforme explicou o CEO do Grupo Sílvio Santos e do SBT, José Roberto Maciel, não seria possível a emissora estar presente em praticamente todos os lares brasileiros se não possuísse uma rede tão bem estruturada, levando conteúdo de qualidade mas respeitando a questão da cultura local.

“O brasileiro quer que o conteúdo da televisão tenha relação com as suas necessidades e prioridades”, disse Maciel aos participantes do evento.

“O nosso jornalismo sempre primou pela questão da imparcialidade, da pluralidade, de ouvir os dois lados e um princípio que eu gosto muito, que é do pessimismo dispensável. Levamos através do nosso jornalismo, em todas as regiões do Brasil, uma informação relevante, uma informação necessária e, acima de tudo, uma informação isenta. Aquela onde o teu espectador, pela sua consciência, pelos seus valores, pelo seu entendimento, forma a sua opinião. E não uma emissora que tenta impor sua opinião ao espectador”, afirmou o executivo.

“Para o SBT existir, é necessário conteúdo relevante e de qualidade e instigou os acionistas, representantes e gestores presentes a manterem uma reflexão constante sobre como otimizar e crescer a produção de conteúdo na TV e em outras plataformas de distribuição, visto que o mundo passa por um processo no qual a distribuição vem cada vez mais se tornando não linear, continuou,

Ele também explicou que estamos hoje na chamada “economia da atenção” onde as pessoas gastam muito mais horas consumindo conteúdo em muitos dispositivos, e que manter a relevância na TV é fundamental, e manter a conversa com o espectador fora dela é essencial.

“Não se trata mais de uma coisa ou outra e sim uma coisa e a outra. Estar em presentes em qualquer tela em qualquer momento e com qualidade irá exigir novas competências de produção e gestão de dados para sermos relevantes”, concluiu.

Entre as iniciativas do SBT na produção de conteúdo para as plataformas digitais, citadas por Maciel, estão as verticais TV ZYN, o SBT Games o SBT Sports e o SBT News.

Renata Abravanel, presidente do conselho do Grupo Silvio Santos, disse que as mídias são complementares e nos ajudam a amplificar e aprofundar nossa relação com a nossa audiência.

Segundo Renata, todos os componentes da rede estão receptivos para novas tecnologias, novas linguagens e novos negócios. “Alguns mais, outros menos, isso é normal, toda mudança, toda disrupção gera uma certa ansiedade, mas eu acho que isso virou parte da nossa vida, ainda mais no pós-pandemia, a gente teve que aprender a se adaptar, a se reinventar, a inovar, a fazer também novas parcerias, pensar outros modelos de negócios, outros formatos de conteúdo, outras formas de produzir. Então eu acho que constantes mudanças viraram parte do cotidiano”, acrescentou.

“Estamos construindo esse relacionamento com mais de 100 emissoras que formam o SBT há 40 anos. Queremos não só manter, mas melhorar esse relacionamento, já que são os acionistas que sabem o que está acontecendo em cada estado, cada cidade que eles representam”, declarou Fernando Pelégio, diretor artístico do SBT.