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CANNABIS SE JUNTA A LEIS QUESTIONÁVEIS
Publicado emCriada pelo diretor Pedro Giomi, da MyMama Enterteinment em parceria com a AKQA para a marca de lifestyle Nowdays, campanha “Leis Questionáveis” visa desmistificar o uso recreativo da cannabis e informar sobre sua aplicação medicinal.
A plataforma Nowdays fundada há pouco mais de um ano por Thainá Zanholo, que vive na Califórnia, tem como objetivo derrubar o preconceito contra a cannabis no Brasil.
Com veiculação na Internet, a ação visa apresentar uma nova perspectiva sobre os diferentes usos da cannabis e combater a desinformação sobre o tema, propondo reflexões para que o público brasileiro forme sua opinião sobre o assunto.
Nowdays é uma nova forma de pensar e consumir cannabis. Sua missão é eliminar o estigma, o preconceito e o racismo atrelado à maconha. Tem como meta fazer com que todas as pessoas entendam a urgência da descriminalização e legalização dela no Brasil e, para isso, a empresa tem se empenhado para recriar o universo de imagens da planta, com arte, entretenimento e muita informação.
A Nowdays tem uma plataforma na web que fomenta debates sobre a cannabis e as diferentes formas de seu consumo pelas pessoas.
“Nossa plataforma aborda de forma holística os temas relacionados à planta, pois, historicamente, a maconha sempre foi estereotipada, criminalizada e perseguida. Por isso estamos lançando este filme. Precisamos dar fim à desinformação”, afirma Thainá.
Para ela, é necessário que seja estimulado um maior esclarecimento para dar fim a estereótipos em relação ao potencial medicinal e terapêutico da cannabis, passando pelos benefícios econômicos, o mercado wellness e, sobretudo, os impactos da legislação e da política de proibicionismo na sociedade brasileira.
Com versões em português e inglês, o filme mostra algumas leis, de diversos países, que apesar de vigentes, são consideradas supérfluas ou mesmo absurdas em suas sociedades, pois tentam regular comportamentos enraizados, que não apresentam prejuízo às pessoas e ao coletivo.
Giomi, diretor do filme, diz que a obra ganha relevância com o momento político vivido pelo Brasil. Segundo ele, “é durante tempos turbulentos que mais precisamos de inteligência e criatividade para nos comunicar.
“A MyMama se interessou imediatamente pela causa, pela marca Nowdays e pela articulação da ideia do Giomi e dos criativos da AKQA. Foi amor à primeira vista”, afirma André Pinho, Head of Advertising da MyMama.
Enquanto no Brasil a Nowdays atua como uma plataforma de informações sobre o tema, na Califórnia, onde Thainá Zanholo reside há sete anos, a empresa já desenvolve e comercializa produtos para o mercado wellness, explorando principalmente os benefícios do canabidiol. As benesses da substância extrapolam as aplicações médicas, com pesquisas apontando melhorias que vão desde a qualidade do sono, até a produtividade no trabalho.
Naquele estado norte-americano, um dos pioneiros no uso recreativo da planta, a arrecadação de impostos com a indústria da cannabis ultrapassou U$1 bilhão em 2020, recursos que podem ser aplicados na infraestrutura de saúde. Segundo estudo da empresa de inteligência para o mercado de cannabis, Kaya Mind, o Brasil poderia arrecadar R$ 8 bilhões em impostos nos quatro primeiros anos de legalização no país.
O grande potencial econômico da indústria atraiu o interesse do PGP Capital, banco de Los Angeles que desenvolveu um núcleo exclusivo para o mercado da cannabis e que se tornou o primeiro investidor da Nowdays, de olho no mercado brasileiro.
A empresa já solicitou à Anvisa a certificação para comercialização de gummies e óleos de CBD para o mercado brasileiro, mas a liberação dos produtos derivados da cannabis ainda esbarram na burocracia imposta à indústria, em uma legislação restritiva e no desconhecimento do público brasileiro sobre os benefícios sociais da planta.
Produção musical da Satélite Áudio, com direção de Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi.