Ação Social

SETOR DE BEBIDAS LANÇA “DIGA NÃO” 2022

Publicado em

Nova edição da campanha “Diga Não”, que visa propagar a conscientização sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas e o combate ao mercado de falsificações, já está no ar.

A ação é coordenada pela Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), apoiada por entidades do setor e criada e desenvolvida pela Giusti Comunicação, em parceria com a agência SUBA de marketing digital.

O vídeo é estrelado pelo humorista Marco Luque, caracterizado como seu icônico personagem, o motoqueiro Jackson Faive, que dialoga com o público sobre a importância de se saber a procedência dos produtos consumidos.

Jackson Faive conta a história de um amigo que manda mensagem em um grupo de amigos, falando que o bar que ele frequentava fechou por conta de as bebidas servidas serem falsificadas.

Com o conceito “Os falsos vão cair”, a campanha aborda o tema bebidas falsificadas no Brasil, mercado que representou 26% do comércio ilegal em 2021, segundo o Relatório Geral de Apreensões de Bebidas Ilegais da ABRABE.

Para se ter uma ideia de volume, em 2021, chegou ao conhecimento da entidade a apreensão de 86 mil garrafas de 750ml falsificadas. Até agosto deste ano, o número já superou a marca de 100 mil. Os outros 74% se referem ao crime de contrabando.

“É um dever do setor alertar para temas como estes visando o bem-estar da sociedade e a credibilidade das marcas. É preciso conscientizar os consumidores dos riscos que envolvem essa prática, que é um crime, para prevenir que as pessoas acabem ingerindo produtos de procedência duvidosa”, , diz Cristiane Foja, presidente-executiva da ABRABE.

A campanha pode ser vista nas redes sociais oficiais das entidades apoiadoras, assim como na plataforma Sem Excesso (@sem_excesso) no Instagram e Youtube.

Outro ponto de destaque dessa edição da campanha é a parceria com um time de criadores formado pela atriz e humorista Priscila Castello Branco e pelos influenciadores digitais Clarisse Duarte e Leo Filomeno.
A Associação Brasileira de Bebidas trabalha desde 1974 pelos interesses setoriais de fabricantes e importadores de bebidas no Brasil. A entidade reúne todas as categorias de bebidas alcoólicas, como destilados, cachaça, cerveja e vinhos.

ABRABE tem como um de seus pilares promover uma relação responsável entre a sociedade e o consumo dessas bebidas. Reduzir o consumo nocivo de álcool é uma importante frente de trabalho da entidade, em linha com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde.

As mensagens da entidade em prol do consumo consciente de bebidas alcoólicas se concentram na plataforma Sem Excesso.

Desde 2011, o Sem Excesso orienta sobre a moderação no consumo de bebidas alcoólicas, criando ações que levem à população informação, educação e conscientização sobre o assunto.