Campanhas
NIKE EXALTA A GARRA DA SELEÇÃO
Publicado emCampanha da Nike para a Copa do Mundo é inspirada na garra do brasileiro e dos jogadores profissionais e amadores que se livram dos agarrões durante uma partida ou fora dela, na vida.
O filme “Veste a Garra” conta com a participação de um elenco de jogadores e atletas parceiros da Nike, como os atacantes Rodrygo e Adriana Silva, a estrela do sub20 Endrick e a skatista Leticia Bufoni.
A criação é da agência Wieden+Kennedy e produzida pela Stink Films, com direção de Tino. A trilha sonora é uma sessão de grime (mistura de rap e punk com batidas que lembram o funk) pelos MCs Nina, Febem e Sodomita.
O vídeo também tem participação do rapper Djonga, do funkeiro MC Hariel, do apresentador Fred, do Canal Desimpedidos, o dançarino de passinho Jonathan Santos e o coletivo LGBTQIA+ Meninos Bons de Bola. .
“Nada na minha vida veio de graça. Desde muito pequeno eu já sabia que sem garra eu não chegaria a lugar nenhum. Vestir a camisa da Seleção Brasileira é a maior honra que um jogador de futebol pode ter na vida. E eu quero muito mais. Quero fazer história”, diz o craque Rodrygo, jogador do Real Madri.
O filme explora três conceitos diferentes: o puxão da camisa, o drible e a garra. O puxão representa todas as dificuldades, os perrengues da vida. O drible representa a ginga brasileira, demonstrando o poder da coletividade contra os obstáculos. E a garra é aquilo que já nasce na alma do brasileiro, está integrado em seu DNA, na sua vontade de sair jogando e vencer, mesmo contra todas as adversidades.
“Quando falamos de superação, logo nos vem à cabeça a cultura do brasileiro”, afirma Gustavo Viana, diretor de Marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike do Brasil. “O drible faz parte do cotidiano do brasileiro, seja quando a gente dá uma caneta em campo, seja quando dribla um mar de gente numa plataforma de metrô lotado, estamos sempre superando os obstáculos”, completa.
A produção de 60 segundos apresenta intervenções gráficas da onça-pintada, um símbolo nacional brasileiro que inspira a estampa inovadora da camisa oficial da Seleção Brasileira. Ela representa a garra da nação, conectando a ferocidade do animal na mata e do jogador brasileiro em campo, seja no campo impecável das maiores ligas do mundo, seja em qualquer campinho de terra batida que existem espalhados pelo país.
Criação de Ricardo Scarpa e Andriws Vivela, com direção criativa de Ariane Polvani e Camila Rodrigues e direção geral de Felipe Ribeiro.
Produção da Stink Filmes, com direção de Tino, fotografia de Adolpho Veloso, direção de produção de Daniel Lombardi e produção executiva de Carolina Junqueira, Nathan Marino, Camila Martinez, Virginia Machado, Ana Gazal e Marcela Amstalden.
Aprovação de Guilherme Mortensen, Livia Pinheiro, André Ferros, Fabio Silvestrini, Renan Tamaio de Almeida, Thiago Lia e Gino Woo.