FIAP 2022

MERCADO HISPÂNICO LIDERA PRÊMIOS NO FIAP

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Mara, Daniel, Ester, Mauri, Luchi e Gustavo (clique e amplie)

O mercado hispânico dos Estados Unidos foi o grande vencedor da 51ª edição do Festival Ibero Americano de Criatividade. A revelação dos ganhadores aconteceu nesta quinta-feira (6) a partir de Miami. O FIAP, presidido por Daniel Marcet, foi realizado pela empresa de conteúdo para América Latina, PRODU, com coordenação da diretora Mara Fernandez.

Com 15 medalhas de Ouro e dois Grand Sol, o país liderou a relação de premiados e se tornou um marco histórico no festival, ultrapassando os países que tradicionalmente mais se destacam no evento.

A Alma foi consagrada como a Agência do ano, enquanto a We Believers foi a Agência Independente do Ano. A DDB foi eleita Rede do Ano, a AB InBev Anunciante do Ano e a Oriental Filmes, do Uruguai, a Produtora do Ano no
a FIAP 2022.

O Brasil conquistou 21 prêmios nesta edição do FIAP, sendo 18 para Almap BBDO (7 Pratas e 11 Bronzes), 2 para WMcCann (1 Prata e 1 Bronze) e 1 para REF (1 Bronze). Veja a lista completa de premiados no site do festival

No total, o Festival Ibero Americano de Criatividade concedeu 41 ouros, 91 pratas, 93 bronzes, 3 Gran Sol e duas Menções Especiais.

Em colaboração com o Carnaval.Art, de forma inédita o FIAP entregou seus prêmios com NFT (certificado em blockchain), tornando-se o primeiro festival de publicidade do planeta a utilizar este formato.

O julgamento das peças teve o comando de Ester García Cosín, CEO do Havas Group Espanha (presidente do júri de Formatos), Gustavo Lauría, cofundador/CCO da We Believers e co-presidente do Círculo Criativo dos EUA (presidente de Inovação), Felipe Luchi, co-proprietário e diretor criativo da Santería (presidente de Anúncios), e Mauri Clavijo, produtor executivo e sócio da Oriental Films (presidente de Produção).

Na disciplina de Formatos, os júris premiaram 10 ouros, 27 pratas e 33 bronzes. O Grande Sol da Ibero América foi para o “Whopper Heist“, uma campanha desenvolvida pela We Believers para o Burger King Argentina.

A mesma agência conquistou o Gan Sol de Inovação com a ação “Plastic Fishing Championship” desenvolvida para a AB InBev. Nesta disciplina, o júri premiou ainda 38 metais distribuídos da seguinte forma: 9 ouros, 16 pratas e 13 bronzes.

Em Anúncios os jurados premiaram com o maior número de metais, 68 no total. 12 ouros, 25 pratas e 31 bronzes. O Gran Sol foi vencido por “Better With Pepsi“, campanha desenvolvida pela Alma para a Pepsi.

Em Produção foram 49 metais: 10 ouro, 23 prata e 16 bronze. Não houve Grand Sol, mas duas menções especiais, para “Virus by Anonymous” para “Non Violence Project” e “Bihar” de LLYC’s para BBK em Espanha.