Mercado

CONSULTORIA ESTREIA COM SAF DO BAHIA

Publicado em

O aporte de R$ 1 bilhão do grupo City no futebol do Esporte Clube Bahia é resultado do primeiro grande negócio realizado pela consultoria Convocados, que tem entre seus sócios o ex-jogador pentacampeão mundial Roque Júnior.

Ao lado de sócios Cesar Grafietti, Rafael Plastina, Renée Pinheiro e Rodolfo Kussarev, o ex-atleta mineiro que atuou internacionalmente no Milan, Leeds United e Bayer Leverkusen, foi decisivo na formação da parceria.

O investimento em 90% do capital do clube será realizado em até 15 anos e o acordo é válido por 90 anos, sendo metade do valor aplicado em contratações.

Na sequência de sua operação, a consultoria visa incentivar outros investidores do ecossistema do futebol a navegar com segurança e assertividade nesse esporte, no Brasil e no exterior. Além disso, pretende auxiliar os clubes no processo de profissionalização e preparação para receber investimentos, explorando as oportunidades com informações precisas, integradas e imparciais.

“O ponto de partida da estruturação da nossa SAF foi o parecer da consultoria Convocados, com a participação de consultores de alto nível. Esse trabalho foi determinante para toda a negociação que veio depois”, explica Guilherme Bellintani, presidente do Bahia.

A soma de diferentes experiências faz a força da Convocados. Cesar Grafietti atua há 25 anos na análise de riscos no mercado financeiro, Rafael Plastina é um profissional com duas décadas de atuação como consultor no mercado global de esportes, Renée Pinheiro, atua como Scout em clubes do Brasil, Europa e Ásia e Rodolfo Kussarev atua há 20 anos como consultor de gestão dos maiores clubes brasileiros.

Após se aposentar como atleta, Roque Júnior foi diretor esportivo da Ferroviária de Araraquara e gestor/proprietário do FC Primeira Camisa, clube formador de São José dos Campos. Também atuou como Técnico profissional no XV de Piracicaba e no Ituano FC, e como diretor esportivo no Paraná Clube.