Datas

PINTEREST MUDA HISTÓRIA PELA CONSCIÊNCIA NEGRA

Publicado em

A série “Histórias que nos movem”, criada pelo Pinterest, celebra o Mês da Consciência Negra com conteúdos originais que fortalecem a presença e a identidade da comunidade preta.

O objetivo é que criadores reinterpretem ícones de vários temas sociais fortalecendo a diversidade.

Com o aumento de conversas em torno da adaptação de “A Pequena Sereia” para os cinemas e o impacto positivo que a representatividade preta teve na internet, o Pinterest notou que nos últimos sete meses, pesquisas por personagens de anime negros, personagens negros, princesas negras e heróis negros aumentaram na plataforma. 

Rede social de compartilhamento de fotos, o Pinterest tem mais de 459 milhões de seguidores no mundo, sendo 46 milhões brasileiros que acessam a rede para ter ideias, seja para as refeições do dia a dia, para reformar a sala de casa ou buscar inspiração para a próxima tatuagem.

“Estamos muito orgulhosos dos criadores selecionados para a nova série de conteúdos Histórias que nos movem, na qual o objetivo é que as pessoas pretas no Brasil e no mundo sintam-se representadas e enxerguem a possibilidade de criar ou se inspirar”, diz Fernanda Cerávolo, diretora de conteúdo e criadores do Pinterest para a América Latina. 

Para começar, o Pinterest pediu a oito criadores da comunidade afro-brasileira para que reinterpretassem um personagem fictício que os desafiou em algum momento da vida, com perguntas como “Como seria o penteado de Rapunzel se ela fosse afro?”, “Qual teria sido o prato favorito de Anton Ego em Ratatouille?” e “Como seria a maquiagem de William Wallace em Coração Valente?”

“Tenho 36 anos e já brinquei muito de boneca. Mas não lembro de ter tido nenhuma boneca negra. Você sabia que apenas 8% das bonecas comercializadas são negras? Pois é, mesmo com mais da metade da população brasileira se declarando negra. Hoje eu sei que uma boneca ou boneco negro pra uma criança negra é mais que um brinquedo. É uma ferramenta de construção da sua identidade”, diz Carolina Magalhães, que recriou Emília, a boneca famosa do Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Assista Aqui.