Datas
TIM SAI DO MODO SILENCIOSO
Publicado emLançada no último domingo (20) Dia da Consciência Negra, ação criada pela agência BETC Havas para a TIM alerta para o fato de que nenhuma pessoa combate o racismo calada.
A campanha “Saia do modo silencioso”, tem como principal iniciativa o lançamento de uma composição inédita da cantora Negra Li. Com letra inspirada em famosos discursos antirracistas, a canção foi disponibilizada pela operadora em formato de ringtone e em versão completa no canal da da operadora no YouTube.
“Hoje em dia, a maior parte dos brasileiros mantém seus celulares no modo Silencioso. Usamos esse hábito da população como ponto de partida para chamar a atenção para a luta contra o racismo, lançando uma música com uma letra muito forte em formato de toque de celular. A ideia é que as pessoas entendam que precisamos amplificar as vozes contra o preconceito”, diz Ana Paula Castello Branco, diretora de Comunicação e Marca da TIM.
“Temos que sair do modo silencioso porque a luta antirracista deve ser de todas as pessoas. Estamos muito felizes de ter Negra Li como parceira dessa ação, uma cantora incrível e que está há anos envolvida em projetos de apoio à negritude e outros temas sociais”, completa a executiva.
Em seus perfis no Instagram, Facebook e Twitter, a TIM divulgara um tutorial para que os clientes saibam colocar a faixa como toque de celular. A canção, composta por Negra Li e Vulto, foi inspirada em falas icônicas contra o racismo, incluindo desde o célebre discurso de Martin Luther King Jr. no Lincoln Memorial, na década de 60, e reflexões de Nelson Mandela; além de trechos de livros e entrevistas de Marielle Franco, Lázaro Ramos, Djamila Ribeiro, Michelle Obama, Glória Maria e Tia Má, dentre outros. Músicas e poemas de Elza Soares, Gilberto Gil, Bia Ferreira, Conceição Evaristo, Emicida e Racionais MC também deram o tom da faixa.
Para divulgar a música, a TIM contará com seu squad nas mídias sociais, que traz nomes como Tia Má e Murilo Loran no Instagram e Jordan e Mel, Gustavo, Ariah Music e Raiane no TikTok. Os podcasts DiaCast e Tá Mutado também falarão da canção. A cantora IZA, embaixadora da TIM, vai ainda divulgar em suas redes as demais ações da operadora no combate ao racismo e em prol da inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho.
“É muito importante o posicionamento de grandes empresas ajudando na conscientização sobre a urgência de atuarmos no antirracismo, e para isso precisamos, literalmente, sair do modo silencioso e falar cada vez mais sobre o assunto, em diversas frentes. A BETC, junto com a TIM, também compreende esse compromisso sabendo que essa é uma grande responsabilidade e que ainda há muito a ser feito. Abraçar a diversidade e garantir a inclusão são alguns dos nossos principais valores”, explica Maiusi Vieira, Especialista de Diversidade e Inclusão da agência.
Criação de Alexandre Fernandes, Pedro Lenz e Bernardo Rego, com direção criativa de Marcelo Bruzzesi e Alexandre Fernandes e direção geral de Criação de Erh Ray.
Produção da 7 Filmes, com direção de Eugenio Seppi e produção executiva de Chico Oliveira. Áudio da Sonido, com produção de Nixon Silva e direção musical de Lucas Duque.
Aprovação de Ana Paula Castello Branco, Carolinne Spiegel, Ana Carolina Abbes, Clara Garcia, Eduarda Tavares e Isabella Gonçalves.