Datas
MORRE UM DOS MAIORES PUBLICITÁRIOS DO PAÍS
Publicado emHá 16 anos lutando pela vida, Mauro Salles morreu neste sábado (11) em São Paulo aos 90.
Jornalista e publicitário, honrou as duas profissões e extrapolou limites chegando até a carreira política.
Fundou sua agência, a Mauro Salles Publicidade, em 1966, que ao longo dos anos 1970 e 80 foi uma das principais do mercado brasileiro. Em 2003 a então Salles Darcy se fundiou com a Publicis Norton.
Em sua trajetória na publicidade contou com o irmão Luiz e o filho Paulo no comando da agência. Paulo morreu em 2016 e Luiz em 2017.
Mauro Salles nasceu em Recife em agosto de 1932. Sua carreira jornalística começou como repórter fotográfico da revista “Life” nos anos 50 e em 65 já era diretor da área na inauguração da TV Globo.
O publicitárioa também atuou como consultor do mercado, participando da fundação de grandes empresas nacionais, como a Ambev e a Braskem.
Em 1961 Mauro foi secretário do Conselho de Ministros do Gabinete Parlamentar do ministro da Justiça Tancredo Neves. Em 1963, foi nomeado pelo presidente João Goulart chefe de gabinete do ministro da Indústria e do Comércio Antônio Balbino a quem substituiu por três meses. Fiel escudeiro de Tancredo Neves, foi um dos coordenadores da campanha “Diretas Já” e do movimento que levou o político à presidência do país.
Sua participação em entidades do setor também foi marcante. Foi presidente da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), da Federação Brasileira de Publicidade e da International Advertising Association (IAA).
Em sua homenagem, a Faculdade Oswaldo Cruz criou em 2004 o troféu “Mauro Salles”, entregue a destaques da propaganda e da televisão.
Nas horas de folga escrevia poemas. É autor de “Coisas de Crianças” (1991), “O Gesto” (1994), “Viagem” (1994), “Recomeço” (1999) e “Tilápia Galiléia”.
Ele deixa a viúva, Thereza, com quem teve três filhos. A família é composta ainda por 10 netos e 10 bisnetos.