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CARNAVAL NO METRÔ COM MAIS GENTILEZA

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Com criação da ADAG, nova campanha do Metrô de São Paulo sugere mais gentileza às pessoas que estarão utilizando esse modal de transporte quando forem curtir as festas de Carnaval.

A comunicação utiliza animações e ilustrações do Metrôtoon, série especial e exclusiva de cartuns comportamentais retratados com consciência e humor para os mais de 3,5 milhões de passageiros que utilizam o sistema metroviário todos os dias.

As peças são veiculadas em todo o ecossistema do Metrô, dentro dos vagões, nas plataformas de embarque e desembarque e em áreas diversas de suas estações.

O público-alvo dessa ação são os foliões de blocos de rua, de festas particulares, as pessoas que assistirão aos desfiles no Sambódromo e as que pretendem curtir a alegria das festas carnavalescas em bares, restaurantes, clubes ou praças da cidade.

O Metrôtoon, a família de cartum do Metrô de São Paulo tem sugerido há dois anos mais gentileza aos usuários dentro dos acessos, estações, plataformas e vagões do metrô.

Assinados pelo cineasta e design de animação Céu D´Ellia, os 39 personagens do Metrôtoon surgiram em dezembro de 2019 com a ideia de representar a diversidade de pessoas em São Paulo.

Há ilustrações e animações indicando como crianças pequenas devem estar de mãos dadas com os responsáveis, recados gentis para que os passageiros deixem o assento preferencial para as pessoas que têm prioridade, e avisos para que a população entre nos trens pelas laterais das portas deixando o centro livre para desembarque.

“Ao liderar a campanha pelo comportamento gentil no carnaval com o Metrôtoon, o Metrô de São Paulo está dando sua contribuição para que o clima de festa da cidade seja ainda melhor, bem como para o sucesso do evento”, diz Luiz Celso Piratininga Jr., sócio e CEO da ADAG Comunicação.

Ele conta que a inteligência desse projeto veio incorporada no briefing do Metrô de São Paulo, onde a linguagem lúdica já estava demandada. “Esse novo formato de comunicação educativa entre o modal e a população paulistana é muito valioso, pois preserva o conteúdo técnico comportamental, voltado primordialmente para a segurança de todos dentro do sistema. Também é criativo e eficiente. O Metrôtoon conseguiu capturar a atenção e gerar simpatia junto aos passageiros, funcionando como uma espécie de espelho no qual nos enxergamos (mesmo que de forma caricatural), rimos de nós mesmos e, com isso, recebemos a crítica comportamental de forma menos defensiva”, completa.

O Metrô de São Paulo é um exemplo global de operação bem-sucedida e de funcionalidade metroviária. Entre os maiores do mundo em número de passageiros transportados diariamente (por volta de 3,5 milhões no período pós-pandemia), essa megaoperação demanda regras claras de convivência, procedimentos orientados e supervisionados full time, visando a garantir aos usuários rapidez, segurança e acolhimento, em ambientes limpos.

Por conta desse alto padrão nos serviços, o Metrô de São Paulo tem sido eleito há seis anos pela população da cidade, consecutivamente, o meio de transporte mais admirado de São Paulo, e há dois anos, o melhor serviço público da cidade, segundo o Datafolha.

O pontapé inicial dessa grande ação foi dado com a implantação do Projeto Mais Gentileza, que além de abolir a “cultura do não”, promoveu a implantação de regras inovadoras para o embarque e desembarque dos trens. Também foi criada uma nova identidade sonora para a comunicação do Metrô de São Paulo com os passageiros, baseada na obra “O Trenzinho do Caipira”, do lendário compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

Em pesquisa realizada pelo Metrô em junho de 2022, o Projeto Mais Gentileza obteve mais de 90% de aceitação entre os passageiros entrevistados. Segundo o levantamento,, 32% dos entrevistados consideram a família de cartum do Metrô de São Paulo simpática e amigável, 1% consideram que o conteúdo chama a atenção e 33% consideram as mensagens de fácil assimilação.