Ação Social
VIDEOCAST DEBATE OS CORRES E AS CORES
Publicado em“Closes & Corres’, um videocast que nasceu para conversar sobre carreira com pessoas não-brancas, foi lançado nesta segunda-feira (27) na WMcCann.
O projeto, que visa dar voz a uma comunidade invisibilizada no mercado de trabalho, foi criado por Patrícia Santos, fundadora do Empregueafro e por Samuel Gomes, Escritor e Creator por trás do canal Guardei no Armário.
O que motivou a criação de “Closes & Corres” foi debater as razões pelas quais o caminho para o tão almejado “sucesso” no mercado executivo é pautado por luta e resistência quando se trata de pessoas negras e LGBTQIA+.
O projeto foi desenvolvido com apoio da WIP, aceleradora de negócios de entretenimento, com investimento inicial dos criadores e outras empresas. Com algumas cotas já garantidas, o podcast ainda está aberta a conversa com marcas que queiram apoiar a luta nesta e em futuras temporadas.
Letícia Vidica, gerente de conteúdo da CNN Brasil, entrevistou os apresentadores e entrevistados da primeira temporada, que compartilharam suas histórias de luta e resistência no mundo corporativo.
Para os criadores do podcast, a iniciativa é importante para empoderar a próxima geração de profissionais não-brancos e LGBTQIA+.
“Somos os primeiros graduados de nossas famílias, os primeiros a chegar em ambientes corporativos, os primeiros a alcançar cargos de destaque. Toda essa trajetória foi construída sem espelhos ou iguais. A nossa proposta é quebrar esse mecanismo e empoderar pessoas através da vivência de profissionais do mercado”, disse Samuel.
“Agradeço a EmpregueAfro pela confiança e parceria com a WMcCann e parabenizo a Patricia e o Samuel que são os grandes movimentadores de tudo isso. Ainda há muito a ser feito, mas acredito em três pontos para acelerar a mudança na prática com números e fatos: compromisso, que é ter metas de contratação e retenção de pessoas negras acordadas com todos, discutidas nas reuniões de liderança e acompanhadas com afinco”, disse Hugo Rodrigues, chairman do McCann Worldgroup para WMcCann, Craft Brasil e Aldeiah.
“O segundo é engajamento. Participar ativamente de todas as questões que envolvam a representatividade, dar voz e oferecer um ambiente seguro e acolhedor acima de tudo. E, por último, a influência. Como nós, brancos, podemos ser uma influência de luta antirracista, aceleradores de oportunidades e mudança social”, afirmou .
Beatriz Lopes, diretora de arte da WMcCann, será uma das entrevistadas em um episódio especial do podcast para falar sobre o projeto Re_modelar da WMcCann para Shutterstock.
“Closes & Corres já está disponível em todas as plataformas de streaming de áudio e vídeo, como Spotify e YouTube no canal Guardei No Armário, e promete ser uma importante ferramenta de inspiração e acolhimento para quem busca trilhar sua carreira em um mercado que ainda precisa de mais diversidade e representatividade.