Campanhas
GOVERNO REFORÇA VACINA PARA JOVENS
Publicado emCom criação da Lew’Lara/TBWA, o governo do Estado de São Paulo lançou a campanha multiplataforma “100 Dúvidas” visando conscientizar a população sobre a importância da vacinação de crianças e adolescentes.
As peças respondem 100 principais questões em torno do tema e são veiculadas em portais, redes sociais, emissoras de rádio e mídia exterior durante todo o mês de março. Também foi criado um site para esclarecer o público.
O objetivo da ação é recuperar a cobertura vacinal contra várias doenças. O público-alvo da campanha são os pais e responsáveis de crianças e adolescentes de até 14 anos.
O conteúdo é 100% didático e inteiramente baseado em dúvidas reais sobre as vacinas. Elas podem ser acessadas por meio de um QR Code, que estará disponível junto às peças publicitárias.
Além da campanha o governador Tarcísio de Freitas também inaugurou o Museu da Vacina, o primeiro do tema na América Latina. Localizado no Parque da Ciência do Butantan, conta com mais de 550m² e oferecerá diversas atividades imersivas por meio da apresentação de fatos, explicação de conceitos e curiosidades sobre o universo das vacinas.
“O Instituto Butantan trabalha com educação, ensino e difusão do conhecimento desde a sua fundação. É nosso quinto museu. É resultado de vários anos que a instituição tem se dedicado à construção do conhecimento e difusão da ciência”, afirmou o diretor do Instituto, Esper Kallas.
Na visita ao Museu, o público poderá visualizar as etapas da realização de uma pesquisa científica de uma vacina, conhecer as plataformas tecnológicas vacinais, o funcionamento do sistema imune e de memória imunológica do corpo humano, a reação do organismo vacinado, entre outras atividades interativas.
Durante o ato Freitas confirmou o repasse de R$ 46,6 milhões para os 645 municípios paulistas para auxiliar no esforço de imunização da população. Isso representa R$ 1 por cada habitante do Estado.
“A cobertura vacinal já foi superior a 90% e caiu nos últimos anos. Vamos usar todos os canais, a logística, o esforço e o apoio financeiro para fazer com que essa cobertura vacinal aumente, que a campanha de vacinação seja um grande sucesso e para que alcancemos os efeitos desejados da vacinação”, destacou o governador.
A prioridade é alcançar altos níveis de cobertura vacinal, sobretudo das doses que compõem o calendário básico. Entre elas estão os imunizantes contra poliomielite, meningite meningocócica conjugada, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b), hepatite b e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b, varicela, HPV, BCG (tuberculose) e Covid-19.
O Governo de São Paulo tem como foco a vacinação de todas as crianças no Estado, principalmente aquelas com até 1 ano de idade. Também haverá medidas de incentivo e esclarecimento da população sobre a eficácia e segurança das vacinas, além dos riscos de adoecimento e morte das pessoas não vacinadas.
“O importante é atuarmos na prevenção, chegarmos antes da doença. Quando falamos disso, falamos de imunização. Vacina ainda é o maior instrumento em saúde pública para salvar vidas. Queremos voltar a ter o Estado de São Paulo liderando o ranking de cobertura vacinal e sendo orgulho para todos nós”, disse o secretário da Saúde, Eleuses Paiva.