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HERING ILUMINA A DURA JORNADA FEMININA

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O invisível já é muito. Campanha #SerVisívelÉBásico no Mês da Mulher, da Hering, criada pela agência Ginga, promove visibilidade para a jornada invisível das mulheres.

A campanha, com veiculação nas plataformas digitais da marca, expõe a situação cotidiana de várias mulheres: o trabalho invisível, que provoca consequências muito além das questões econômicas.

Com o objetivo de colocar luz à jornada exaustiva das mulheres, a marca levanta questionamentos como “Se os cuidados são básicos, por que ninguém vê?” e “Se ninguém vê, como é possível valorizar?”, através de frases estampadas de forma “invisível” na camiseta World. As letras ganham visibilidade quando há mudança de luz.

Marca sinônimo de “Básico”, com mais de 140 anos de atuação no país, fundada em 1880, a empresa tem como missão criar memórias ao longo de gerações lançando peças femininas, masculinas e infantis. Sempre em reinvenção, Hering visa colorir a vida, oferecer conforto e ser consciente.

Com a participação da Gabriela Prioli, Larissa Luz e quatro colaboradoras da Hering, Manu Passos, Marcela Castellano, Tatiane Guimarães e Silvana Souza, a marca destaca que além do trabalho remunerado, existe uma série de tarefas que precisam ser realizadas diariamente.

Os cuidados com a casa e com a família, que normalmente são atribuídos às mulheres como obrigações inerentes à natureza feminina, trazem sobrecarga mental e física, além de não serem reconhecidas como outras jornadas de trabalho.

Para Fernanda Fontes, CCO da Ginga, a concepção da campanha se deu em um processo de co-criação, através da metodologia de sprint chamada UMDOIS, com uma equipe 100% feminina.

“Partimos de um processo de imersão no cliente e desafio do briefing, somado a expertise de pessoas do mercado. O aprofundamento trouxe sementes verdadeiras e plurais, pois sabemos que o trabalho invisível é um assunto comum a todas as mulheres. É importante falar sobre isso, já que o trabalho além do expediente está nos deixando esgotadas”, explica.

Segundo pesquisa realizada pelo IBGE em 2019, as mulheres dedicam, em média, 18,5 horas semanais às tarefas do cuidado, o que é 73% a mais que o tempo dos homens. A sobrecarga física e mental de trabalho é apontada como um dos principais fatores de risco aos sofrimentos psicológicos: em mulheres com alta sobrecarga doméstica, esse dado mostra que de uma a cada duas desenvolve algum tipo de transtorno psicológico.

Por isso, como uma forma de gerar impacto positivo para a sociedade, entre os dias 8 e 10 de março, parte das vendas das camisetas brancas será revertida para o Instituto Cactus, uma entidade filantrópica que atua de forma independente para a prevenção e promoção da saúde mental de mulheres no Brasil.

“Dia 08 de março simboliza a luta histórica das mulheres por equidade de gênero em todas as camadas da sociedade, e fazer parte deste movimento com a campanha #SerVisívelÉBásico é avançar nas discussões sobre os desafios da mulher contemporânea e suas jornadas de trabalho”, conclui a diretora da Marca, Fabiola Guimarães.