Televisão

“DESAFIO NAS ESCOLAS” VOLTA COM FABIO PORCHAT

Publicado em

Com patrocínio de OLX Brasil, Grupo Seres, Estácio + Instituto YDUQS, Grupo Multiterminais, Domingues e Pinho Contadores, o programa “Desafio nas Escolas” voltou ao ar no canal Futura e Globoplay.

A segunda temporada da atração tem apresentação do ator e humorista Fábio Porchat e também conta com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Prefeitura do Rio de Janeiro.

“Desafio nas Escolas” tem o objetivo de inspirar e transformar a rede pública de ensino com propostas inovadoras. Desta vez, o viés cultural dos desafios foi fortalecido e os alunos do ensino médio de quatro escolas estaduais do Rio, selecionadas em parceria com a Secretaria Estadual de Educação terão que criar ideias para solucionar questões encontradas nas instituições onde estudam.

“Nossa proposta é identificar em cada local de ensino o que os alunos gostam de fazer, as dificuldades que encontram e o que podem fazer para superá-las. Queremos que eles pensem na solução e participem das propostas apresentadas. O desafio acaba sendo não só uma forma de superação dos problemas que a rede pública de ensino enfrenta, como também um incentivo para aproximar mais os alunos da escola, promover o espírito de coletividade entre eles e identificar vocações nos estudantes, que começam a se preparar para entrar na universidade”, explica Miguel Colker, diretor da Araucária Agência Cultural, agência realizadora do projeto “Desafio Por Um Dia”, que deu origem à série televisiva “Desafio Nas Escolas”, cuja primeira temporada foi exibida em 2022.

Antes de propor o desafio, Fábio Porchat visita as escolas para conhecer as instalações e conversar com os alunos, professores e diretores. Também acompanha os passos dados e, para conferir o resultado, leva um convidado especial que tenha alguma ligação com a proposta, para trocar experiências com a turma. Entre eles estão os atores Rodrigo Lombardi e Babu Santana, a ex-BBB e médica Thelminha e o MC Estudante.

“É muito bom ver como os alunos se sentem valorizados e como encaram os desafios. Estudei em escola pública até os meus 14 anos, e nunca vivi nada parecido com essa iniciativa. Voltar para esse universo escolar e promover essa experiência aos estudantes, como diretor do programa, é muito especial”, diza Paulo Dary, que coordena a produção dos projetos da Araucária Agência Cultural desde 2018.

“O sucesso da primeira temporada, com a mobilização dos alunos e gestores de cada escola, confirmou que, motivação, responsabilidade coletiva e propósito são fatores fundamentais para incentivar mudanças. É gratificante ver o quanto os desafios transformam cada escola em um espaço melhor, que faça mais sentido na vida das pessoas”, complementa José Brito, gerente do Canal Futura.