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INTERNET CRESCE E TV ABERTA CAI
Publicado emInvestimentos em mídia em 2022, medidos pelo Fórum de Autorregulação Publicitária (Cenp), indicam maior faturamento e participação da Internet no comparativo com o ano anterior.
Ao mesmo tempo, a TV aberta, veículo que lidera o faturamento publicitário, diminuiu sua participação no bolo, que no ano passado atingiu R$ 21,2 bilhões, contra R$ 19,7 bilhões em 2021.
Esse resultado, apurado junto a 326 agências, também maior do que as 298 apuradas no ano anterior, indica um crescimento de 7,6% dos investimentos em mídia no país.
A mídia exterior também foi um meio com crescimento, aumentando seu share de 8,6% para 10,2%. A Internet pulou de 33,5% para35,7% e a TV Aberta baixou de 45,4% para 41,7%
“Foi um ano de retomada das atividades econômicas, mas ao mesmo tempo de muitas incertezas provocadas tanto pelas eleições quanto por fatores externos como a guerra da Ucrânia. Mesmo assim, os investimentos publicitários tiveram crescimento acima da inflação”, diz Luiz Lara, presidente do conselho do Cenp.
A instabilidade publicitária nos meios também foi consequência do horário eleitoral nas grades de programação e a Copa do Mundo fora da época, que canibalizou investimentos da Black Friday e do Natal.
“O mercado vai seguir investindo e apostando em presença na mídia para reter a atenção dos consumidores. Não tenho dúvidas que marcas, agências, veículos e plataformas digitais buscarão novas alternativas para fazer a roda girar”, afirma Salles Neto, coordenador do Comitê Técnico de Métricas e Indicadores do Cenp.