Datas

BIBLIOTECA COMEMORA 80 ANOS DO “PEQUENO PRÍNCIPE”

Publicado em

A história mágica e poética sobre um jovem príncipe que viaja de planeta em planeta, encontrando personagens peculiares e aprendendo valiosas lições sobre a vida e o amor, é um dos maiores clássicos da literatura mundial.

Neste sábado (6), o livro “O Pequeno Príncipe” completa 80 anos e a BibliOn, biblioteca digital gratuita de São Paulo comemora a data oferecendo ao público além do livro original, uma série de obras que remetem à obra.

Em 6 de abril de 1943, o renomado escritor, aviador e aristocrata francês Antoine de Saint-Exupéry lançou seu livro mais famoso, “Le Petit Prince”, simultaneamente em inglês e francês.

O livro que cativou leitores ao redor do mundo foi lançado no Brasil em 1959. Deste então, também se tornou um sucesso em vendas no país e um clássico da literatura infanto-juvenil.

A BibliON, é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e opera sob a gestão da SP Leituras (Associação Paulista de Bibliotecas), criada em junho de 2010.

Com mais de 17 mil títulos, a BibliON disponibiliza livros digitais e organiza uma vasta grade de programação cultural, como clubes de leitura, atividades de formação e muito mais.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Saint-Exupéry foi exilado para a América do Norte. Em meio a turbulências pessoais e sua saúde falhando, produziu quase metade das obras no qual ele seria lembrado, incluindo o conto de solidão, amizade, amor e perda, em forma de um jovem príncipe que caiu na Terra. Em abril de 1943, Saint-Exupéry deixou os Estados Unidos e entregou o manuscrito à sua companheira, a jornalista Sylvia Hamilto. “O Pequeno Príncipe” é uma das obras literárias mais traduzidas no mundo, tendo sido publicado em mais de 220 idiomas.

Além do original, a BibliOn apresenta ao público as obras “O Pequeno Príncipe em cordel”, de Moreira de Acopiara, “A volta do Pequeno Príncipe. Carta à Exupéry”, de Mary Barbeti, e “O Pequeno Patachu”, de Tristan Derème, que muitos atribuem ser a inspiração de Saint-Exupéry para sua famosa obra.

Patachu é um menino de seis anos que nasceu aqui na Terra, mas está sempre no mundo da lua, viajando em meio a perguntas e pensamentos. Doce, curioso e esperto, ele nasceu nos anos 1920.