Ação Social
CHEGOU A HORA DE RETRIBUIR
Publicado emCom memes e figurinhas, os gatinhos sempre sustentaram a Internet. É a vez da Internet sustentar os gatos.
Esse é o conceito da campanha criada pela Energy BBDO para Adote Um Gatinho, maior ONG de resgate de gatos do Brasil, anunciando sua linha de produtos com “catback”.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, no Brasil cerca de 10 milhões de gatos se encontram em situação de abandono. É hora de retribuir a esses animais que já distribuíram para a população muito amor, milhares de memes preciosos, milhões de stickers, gifs e vídeos.
A campanha visa alavancar as vendas no e-commerce da ONG e ajudar a financiar os altos custos de todo o processo de salvamento e preparo dos gatos para adoção.
Ems 20 anos de atividade, a Adote Um Gatinho já soma mais de 17 mil resgates e buscas por novos lares. Um trabalho que só é possível com a ajuda dos voluntários e, principalmente, das doações e vendas de produtos.
“Cuidar de 400 gatinhos, prepará-los para adoção e doá-los saudáveis, vacinados e castrados é um desafio para quem vive sem patrocínio ou ajuda governamental. Estamos sempre correndo atrás de recursos, fazendo campanhas, eventos e apostando na nossa lojinha. Nosso trabalho é todo voluntário “, diz Susan Yamamoto, Fundadora da ONG.
Mais do que uma campanha, o #CatBack é uma ideia que promete continuar movimentando a loja on-line da AUG.
“Desde o início, a gente teve que seguir crescendo porque sempre tivemos uma enorme demanda. A ONG começou pequenininha e hoje já tem 80 voluntários. Mesmo assim, todo dia recebemos entre 30 e 50 pedidos de ajuda. A gente precisa muito desse apoio do #CatBack”, explica Andrea Moraes, diretora de Marketing da instituição.
Para potencializar ainda mais, o #CatBack conta com a participação de influencers como Maicon Santini e Rafa Brunelli, marcas parceiras e um filme de lançamento da nova coleção. O vídeo tem como protagonistas os memes felinos mais famosos de todos os tempos, desde o clássico gato tocando piano até o gato Jedi encarando cães com seu sabre de luz.
“O filme é uma homenagem divertida aos gatinhos que mais cativaram as pessoas na internet, uma peça feita para ativar a memória afetiva do público, fazer todo mundo lembrar do seu meme favorito e se engajar na campanha” destaca, Alexandre Pagano, ECD da Energy BBDO Brasil.
Criação de Fernando Calvache, Lucas Durães, Thony Fernandes, Bianca Almeida e Guilherme Portugal, com direção criativa de Romero Cavalcanti e direção executiva de Alexandre Pagano e João Caetano Brasil.
Ilustração/Motion de Marlos Lima, com som da Antfood Music & Sound Design. Direção de Produção Musical de Lou Schmidt, Fernando Rojo e Tiago Lins. Aprovação de Susan Yamamoto, Andrea Moraes e Rosa Yukari.