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A FORÇA DAS CELEBRIDADES NEGRAS NA PROPAGANDA
Publicado emTelecomunicações e Higiene Pessoal e Beleza são os setores com a maior presença de negros em suas campanhas publicitárias, com aproximadamente 60%.
O top Five das celebridades pretas na mídia é formado pela cantora Iza, o cantor baiano Menor Nico, o apresentador Paulo Vieira, a ginasta Rebecca Andrade e a atriz Taís Araújo.
O estudo é do Data Stories, conteúdo mensal da Kantar IBOPE, que aborda a presença negra na propaganda e sua representatividade de um público consumidor que representa 56% da população brasileira.
Dados do Celebscore mostram que entre 317 celebridades pesquisadas, as mulheres negras têm pontuação acima da média da pesquisa.
Iza é a 5ª celebridade mais admirada e a 3ª no atributo Formadora de Opinião entre as avaliadas. Já o Celebscore do ator Lázaro Ramos é 9% maior que a média das celebridades e ele ainda ocupa a 4ª posição na identificação com o segmento Universidades.
Dos 25 atributos pesquisados, a atriz Erika Januza fica no top 15 de 16 deles. O cantor Thiaguinho tem 95 mais awareness do que a média de afinidade positiva com seis segmentos de mercado, enquanto Emicida tem mais de 80% de afinidade com o segmento Games, em relação à média das celebridades.
O protagonismo feminino também está em alta entre as negras. Das 150 mulheres pesquisadas, 16 são negras, sendo que 9 delas, Camila Pitanga, Erika Januza, Iza, Jennifer Nascimento, Lucy Ramos, Pathy Dejesus, Rebecca Andrade. Sharon Menezzes e Taís Araújo, têm nota acima da média em 16 dos 25 atributos.
Entre os ítens destacados, estão Credibilidade, Formadoras de Opinião e Admiração. Nos atributos Especialista, Boa Porta-Voz, Carismática e Vida Saudável, Erika Januza, Iza, Jennifer Nascimento e Rebecca Andrade estão no top 5.
Mas ainda sobre publicidade e relação com as marcas, 41% dos negros costumam seguir as marcas nas redes sociais, 43% fazem buscam na internet sobre os produtos que são anunciados enquanto assistem TV, e 35% confiam na indicação de produtos pelas celebridades.
As marcas que conseguem criar conexão com o público negro geram potencial de consumo, com intenção de compra acima da média da população em diversos produtos como primeiro automóvel, apartamento ou casa, moto/scooter, tablet, videogame e TV conectada.