Design
SURPRESA SÓ PARA QUEM NÃO CONHECE
Publicado emTramontina fica na 3ª posição em estudo sobre influência do Design nos negócios
Classificada entre Google e Amazon de um lado, e Nike e Samsung de outro, a brasileira Tramontina foi reconhecida em terceiro lugar no ranking Design Driven Brands, que avalia empresas que melhor conectam seus negócios aos clientes.
Ficou à frente ainda de gigantes nacionais e internacionais, como YouTube, Faber Castell, Havaianas, Netflix e Natura, entre outras, marcas tradicionalmente associadas à ênfase no design.
O estudo é da Design Bridge and Partners, consultoria do grupo WPP, sobre empresas que conectam negócios a clientes através de atributos como singularidade, provocação, excelência e relevância.
“O design cria uma visão sistêmica de como conectar negócio, marca, sustentabilidade e aspectos técnicos com criatividade”, diz Marcelo Bicudo, CEO da agência no Brasil.
“Nossa missão é fazer bem feito ao desenvolver produtos que entregam satisfação, conforto e segurança para que o consumidor tenha uma experiência prazerosa com a nossa marca”, explica Rosane Mesturini Fantinelli, diretora de Marketing Corporativo da Tramontina.
Ela lembra que a empresa já acumula uma série de prêmios na área de Design no Brasil e no mundo, como o reconhecimento da linha Exata de Bules Térmicos no iF Design Award, considerado o Oscar do segmento, além do cooktop conectado Guru, que foi premiado com Gold e Platinum na categoria Design Industrial do Grands Prix du Design, um concurso criado em Montreal, no Canadá, que avalia e premia projetos de mais de 35 países.
No Brasil, o produto também foi reconhecido como ouro pelo Prêmio Bornancini.
A tradição da inovação acompanha a Tramontina há mais de 100 anos e as fábricas estão em constante aprimoramento de práticas. Entre as estruturas dedicadas à inovação estão as áreas de Pesquisa & Desenvolvimento e os Centros de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento. A linha Lyf, por exemplo, lançamento da Tramontina que contempla diferentes atributos de sustentabilidade, demonstra a versatilidade dos times da empresa.
Outros produtos que merecem destaque são as poltronas Jet e Paco ECO, feitas com plástico I’m greenTM bio-based, inovação sustentável da Braskem.
“Como parte das premissas e valores da empresa, nossa marca acredita na simplicidade para gerar valor. Assim também é nosso logotipo, que teve sua última atualização em 2016 e, em 2021, recebeu novo conceito e tipografia original. Foi reconhecida na nova edição do Prêmio Bornancini, com prêmio de Bronze na categoria “Tipografias”, diz Rosane, sobre o formato tradicional da logomarca da Tramontina.
Já Bicudo lembra que não houve exatamente surpresa quanto à classificação da Tramontina, pois ela também está no ranking de Marcas Brasileiras Mais Fortes, de maneira consistente.
“Avaliamos sete drivers e as marcas que melhor performam nesses drivers constituem o ranking geral. Os três Drivers em que Tramontina melhor pontua são, Provocativa, Útil e Excelência. No Driver Design é Útil, Tramontina lidera o ranking”, detalha.
“Podemos comparar uma Natura, com Sebrae, Tramontina e Havaianas, mesmo que sejam de categorias bem distintas. Podemos dizer que a Natura vai muito bem em ser uma marca com Intenção, e pontua bem em Contemporâneo e Excelência. Parece, contudo, ter ficado aprisionada na questão do propósito. Não tem conseguido transformar essa Intenção em mola propulsora de Singularidade e Transformação”, avalia Bicudo.
“Eu acredito na potência desse estudo em nos fazer olhar para marcas de uma outra forma, e olhar para marcas que não antes apareciam em nosso radar”, continua.
Sobre a necessidade das empresas brasileiras atenderem mais os itens pesquisados, o executivo acredita que isso seja verdade.
“Temos quatro empresas brasileiras de 15 marcas no ranking. Um dos nossos objetivos é colocar o design como uma ferramenta estratégica. Não podemos entender o design apenas como produto final. Design aqui é processo de construção de identidade, portanto de Diferenciação, Relevância e Estima de Marca. Propomos um design centrado no usuário, human centered design, ou centrado na vida, life centered design. Vemos muitas empresas utilizando Design Thinking, Design Sprint e outros métodos para chegar mais próximo desse design que estamos falando e inovar em produtos, serviços e canais de venda, para agregar valor à marca. É desse design mais próximo do mundo dos negócios que estamos falando”, conclui.