Inovação
JOGANDO COM GÊNIOS PARA O ENEM 2023
Publicado emCom a plataforma “Enem Lendário”, a Estácio lança sua campanha para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio.
Criada pela Artplan em parceria com a produtora Level8, network de studios para jogos de plataforma, a plataforma é um HUB gratuito de ferramentas educativas e interativas para que os alunos possam se preparar de forma qualitativa e lúdica.
Um novo mapa do Fortnite foi desenvolvido com a ferramenta UEFN (Unreal Editor para Fortnite), o que reforça a estratégia da iniciativa, já que a linguagem gamer provoca identificação e engajamento no público.
Desta vez, os alunos vão poder jogar junto com pensadores, que irão auxiliar os estudantes na jornada do game e nas provas do Enem. A criação dos personagens foi toda feita com a ajuda de inteligência artificial e um estudo profundo de cada um deles, construindo uma personalidade fiel à história e, ao mesmo tempo, com traços de contemporaneidade dublados por profissionais . Já a dublagem foi realizada por dubladores de games.
O grande propósito do HUB é ajudar os enemzeiros na jornada de preparação até o momento do exame. Para esta missão, a Estácio convocou os cinco maiores pensadores da humanidade, sendo cada “Lendário” mentor em uma das áreas do conhecimento da prova do Enem: Joana D’arc em Ciências Humanas, Frida Kahlo em Linguagens e Códigos, Galileu Galilei em Matemática, Isaac Newton em Ciências da Natureza e Machado de Assis em Redação.
A escolha dos pensadores, baseada no levantamento dos maiores nomes que caem na prova, também foi realizada para servir como um contraponto aos professores da Estácio.
Para a execução da iniciativa, a instituição de ensino criou diversas ferramentas gratuitas, que apostam na inovação a partir da união do universo gamer, inteligência artificial e cultura pop.
“Os Lendários foi concebido porque nossa instituição compreende os anseios e a linguagem dos jovens. Atualmente, eles clamam por inovação e tecnologia. Nós detectamos isso há alguns anos quando revolucionamos o processo de estudo para que o público enemzeiro pudesse se preparar com uso de recursos democráticos e acessíveis, onde e como desejasse. Estamos felizes em ‘adicionar à nossa equipe de professores’ estes homens e mulheres geniais, com suas personalidades próprias”, diz Eduardo Guedes, diretor de Mídia e Marketing da Estácio.
O conjunto de ações do “Enem Lendário” também conta com o WhatsApp Simuladão, um grande simulado para o teste de conhecimentos do enemzeiro, por meio de um banco de milhares de questões das últimas edições do Enem, com o auxílio dos “Lendários”; lives de preparação; premiações lendárias e demais atividades relacionadas, como formas de incentivar os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio.
“Pensamos que e se fosse possível ter uma aula com os maiores gênios da humanidade? Com a iniciativa do Enem Lendário, os estudantes vão poder aprender direto da fonte, estudar Química com Newton, Matemática com Galileu, Redação com Machado de Assis etc. Todos como mentores dos alunos, a fim de ajudarem a fazer o melhor Enem da história” explica Marcello Noronha, diretor executivo de Criação da Artplan.
“O mundo dos games é gigantesco, dentro dele podemos criar praticamente qualquer coisa e quando a Estácio nos passou seu objetivo com este projeto, vimos no Fortnite a oportunidade perfeita para criar algo educativo e atual, utilizando a diversão que os jogos oferecem e na linguagem do público-alvo que é apaixonado por games. É uma das oportunidades perfeitas para utilizar esta tecnologia de ponta, que permite a simulação de cenários e situações infinitas, para um projeto único e revolucionário dentro do ensino”, afirma João “Biggie”, CEO da Level8.
Criação de Felippe Mendonça, Eric Ribeiro, Marcelo Holanda e Amanda Perlingeiro, com direção criativa de Marcello Noronha, Felippe Mendonça e Eric Ribeiro, e direção geral de Criação de Mari Sá. Produção da Smart Diseños e som da Raw.
Aprovação de Eduardo Guedes, Renata Rudge, Renato Moraes e Bianca Rezende.