Festivais
EL OJO HOMENAGEIA OS TALENTOS LATINOS
Publicado emA mexicana Ana Maria Olabuenaga e o espanhol Toni Segarra serão os dois novos integrantes do Salão de Honra do Talento Latino do festival El Ojo de Iberoamerica.
No ano passado, os primeiros homenageados dessa galeria foram o brasileiro Marcello Serpa e a dupla argentina Ramiro Agulla & Carlos Baccett.
Ana Maria e Segarra são dois dos maiores talentos da história da publicidade da América Latina.
A 26ª edição do El Ojo será realizada de 14 a 16 de novembro no espaço La Rural, em Buenos Aires, Argentina.
“O Salão de Honra do Talento Latino é um espaço criado no ano passado, por ocasião da 25ª edição do El Ojo, para homenagem do festival aos líderes que fizeram e fazem parte de seus momentos de encontros, inspiração e reconhecimento e que contribuíram para a construção de uma indústria criativa latina relevante, integrada e de destaque no mundo. Ter a Imperatriz do México Ana María Olabuenaga e o grande Toni Segarra eternizados em nosso Salão é fantástico”, afirma Santiago Keller Sarmiento, presidente do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica.
Ana María Olabuenaga nasceu no México e estudou comunicação com especialidade em Jornalismo na Universidade Iberoamericana. Sua jornada publicitária começou como editora na Agência Bozell, em 1986. Já na Leo Burnett foi a criadora do slogan “A mensagem está na garrafa”, para Coca-Cola.
Na Terán\TBWA um de seus maiores sucessos veio com o cliente El Palácio de Hierro, empresa muito tradicional no varejo mexicano. Em seguida foi dirigir a Noble-D’Arcy, uma tradicional empresa transnacional que estava falida. Ana María decidiu mudar o rumo da agência e, com todo o seu talento e juntamente com a sua equipe, conquistou a conta do leite Lala.
Com a venda da Noble-D’Arcy para a Publicis, Ana María manteve todo o seu quadro de funcionários e criou a Olabuenaga-Chemistri, associada à Publicis. Posteriormente, conquistou clientes como Nextel, Telefónica, Tecate e Bodega Aurrerá.
Autora do livro “Linchamentos Digitais”, editado pela Paidós, Ana María está atualmente fazendo doutorado na Universidade Iberoamericana, dando continuidade à sua pesquisa de mestrado. Ela também é consultora de negócios e marketing, colunista do jornal Milênio e das revistas Opinión51 e Alto Nível, e comentarista do programa “Ao Vivo com Ricardo Rocha”, além de palestrante internacional.
Foi evidenciada como uma das 50 mulheres executivas mais relevantes do México, segundo a Forbes; uma das 35 mulheres mais importantes nos negócios do México, segundo a Expansión; e uma das 300 líderes do país, segundo a Líderes.
Toni Segarrae nasceu em Barcelona, Espanha, como José Antônio Segarra Alegre. Mas foi como Toni Segarra que transcendeu como o gênio das frases curtas e que, como poucos, soube antecipar e levar as marcas a conquistarem mercados e consumidores.
Seu interesse pelo mundo da publicidade começou quando trabalhava na gráfica da família, que na realidade já funcionava como uma pequena agência, vendendo serviços de impressão, texto, imagem e design. Aos 25 anos formou-se em Filologia Hispânica, mas logo depois começou a trabalhar no mercado da publicidade.
Seu primeiro emprego numa agência de publicidade foi na Vizeversa, Barcelona, em 1986, como editor. De lá, mudou-se para a Contrapunto, em Madrid, exercendo o cargo de diretor criativo. Um ano depois regressou à Vizeversa, na ocasião em que a agência se associou ao grupo EWDB (mais tarde Euro RSCG). Em janeiro de 1991 foi um dos sócios fundadores da Casadevall Pedreño SPR (especificamente o S). Seis meses depois ele deixou a agência.
Em setembro de 1991 começou a trabalhar na Delvico Bates como responsável do departamento de criação. Sob sua liderança a agência alcançou, em 1994, o maior número de premiações conquistadas por uma agência em um único ano, um total de 85, além de ser a mais premiada do país por quatro anos consecutivos.
Em 1996 fundou a S, C, P, F… com Luis Cuesta, Ignasi Puig e Félix Fernández de Castro, seus grandes companheiros de jornada. Segarra e sua equipe fez história no El Ojo de Iberoamérica. Estabeleceu-se como a Melhor Agência na Espanha em 1999 e 2000, quando assinou campanhas icônicas.
Depois de décadas criando verdadeiros sucessos, em 2017 deixou S,C,P,F… para iniciar um novo projeto, o Alegre Roca, consultoria de comunicação junto ao sócio Luis Cuesta.
Ganhou o primeiro GP da história da Espanha no Festival Cannes Lions, entre outros Leões, e o maior número de prêmios da história do Clube de Criativos da Espanha, que lhe valeu várias honrarias em 2019.
No final de 2021, coincidindo com os seus 35 anos de carreira, publicou o livro “Toni Segarra e a publicidade. Conversas com David Torrejón”, publicado pela editora Advook. Nele, Segarra e Torrejón, jornalista especializado no setor, falam sobre os temas mais relevantes que afetam o mundo da publicidade: a criatividade, a comunicação, o ambiente digital e a crise mediática.