Campanhas
A PRÓXIMA VÍTIMA PODE SER VOCÊ
Publicado emAssinada pelo Instituto Ampara, organização que desde 2010 luta pelo bem-estar animal, a campanha “Quebre o Elo”, criada em parceria com a Agência Amithiva, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a relação entre a violência doméstica e animal.
A iniciativa tem como base a Teoria do Elo ou Teoria do Link, que relaciona os maus-tratos aos animais e a violência contra as pessoas, principalmente mulheres, crianças e idosos.
Evidências científicas respaldam a campanha, revelando a coexistência de abuso infantil, violência contra mulheres, idosos e animais.
Estudos conduzidos por Maria Padilha, da Associação de Apoio e Defesa dos Animais em Meio Ambiente (AADAMA), apontam que 71% das mulheres vítimas de violência doméstica e que possuem animais de estimação relataram que seus parceiros ameaçaram, feriram ou mataram os animais da família.
Além disso, em 88% dos lares investigados por abuso físico infantil, foi constatado também o abuso de animais.
“A campanha é uma importante ferramenta de conscientização que o bem-estar animal vai muito além do que parece. A Teoria do Elo destaca que pessoas violentas contra animais também tendem a ser violentas com outros seres humanos, e vice-versa, evidenciando a gravidade desse elo entre a violência doméstica e os maus-tratos a animais””, diz Thiago Abreu, CEO e fundador da Agência Amithiva.
“É imprescindível unir esforços para combater a violência em todas as suas formas, seja direcionada a pessoas ou a animais. A campanha busca criar uma rede de proteção mais eficiente, abrangendo tanto as vítimas humanas quanto os animais que muitas vezes sofrem calados em um ciclo de violência que precisa ser quebrado”, completa.
Criação de Thiago Fávaro, Beatriz Maciel, Guilherme Guedes e Felipe Foltran, com direção criativa de Sergio Scarpelli. Produção da Tambasco Conteúdo e som da Comando S.