Agências
RODRIGO JATENE É O NOVO CCO DA W+K
Publicado emRodrigo Jatene, vinha comandando a Criação da DDB Chicago desde 2021, é o novo CCO da Wieden+Kennedy para a América Latina.
A partir de 2024, o executivo passa a liderar os escritórios de São Paulo e Cidade do México, além do Hub de Buenos Aires.
Ele substitui Felipe Ribeiro, que assumirá a cadeira de Co-CCO do escritório da rede em Portland, nos Estados Unidos, ao lado de Azsa West.
A partir do escritório na capital paulista, Jatene passa a ser responsável pelo desenvolvimento da rede na região ao lado do presidente André Gustavo, respondendo pela criação de marcas como Ford, Google, Nubank, Nike, PEPSI e Uber, entre outras.
O criativo também ocupou a posição de co-presidente & CCO na Grey Brasil de 2015 a 2018, quando foi convidado para assumir a cadeira de CCO nos escritórios de Los Angeles e São Francisco. Em sete anos na rede, foi ainda membro permanente do seu Conselho Global de Criação.
“O Rodrigo tem um talento incrível e um histórico impressionante de excelentes trabalhos para diferentes agências e clientes mundo afora. Isso é difícil em qualquer mercado, mas especialmente quando se fala em criatividade. Estamos felizes em contribuir para o retorno do Rodrigo ao Brasil para conduzir um escritório que está em um momento tão bom. Nós seguimos com a missão de elevar nossa liderança criativa em toda a rede”, diz Karl Lieberman, Global CCO da Wieden+Kennedy.
“Estou feliz por essa parceria com o Rodrigo. Ele é um líder criativo talentoso e uma ótima pessoa para estar por perto. Seu repertório multicultural, experiência internacional e sensibilidade vão ampliar nossa perspectiva, contribuindo para elevar o nível criativo e a relevância cultural do nosso trabalho, afirma André Gustavo, presidente da Wieden+Kennedy Latam.
A rede tem fortalecido seus negócios no mercado latino-americano nos últimos anos, e Jatene chega para fazer parte desse movimento. A operação teve crescimento de 46% em sua receita em 2022 e deve manter em ritmo acelerado, sobretudo, com a abertura do primeiro escritório da Wieden+Kennedy de fala hispânica no mundo, na Cidade do México, em janeiro de 2023.
A operação nasceu tendo a Ford como cliente, e em menos de um ano, trabalha também com outras grandes marcas, como InBev, Nike, Amazon, Uber, Aeromexico e Google. Caminho semelhante tem feito o Hub criativo de Buenos Aires, que além de Ford, desenvolve trabalhos para a Nike Argentina e Uruguai.
Já em São Paulo, o escritório segue consolidado em seus 13 anos, ampliando sua relevância global e regional, através de campanhas para a Budweiser, Ford e Nike, entre outras. Tem também ampliado sua participação dentro dos próprios clientes, como para Nubank, Uber e Google, além de desenvolver novos negócios, como a recente conquista da conta da PEPSI no Brasil. A receita da agência teve crescimento de 22% nos últimos cinco anos.
“Nosso entusiasmo está nas alturas com a chegada do Rodrigo na rede Wieden+Kennedy. Acompanho seu trabalho desde sempre, e tenho certeza de que seu talento e experiência vão contribuir na manutenção do excelente momento que vivemos na América Latina, e nos conduzir a patamares ainda mais elevados nos próximos anos”, comemora Felipe Ribeiro, que segue como CCO da Wieden+Kennedy Latam até o fim de dezembro.
A partir de 2024, além de assumir o posto de co-CCO do escritório de Portland, Ribeiro manterá a cadeira de líder criativo global para Budweiser, conta atendida pelos escritórios de São Paulo e Nova York.
Com passagens por algumas das principais agências multinacionais, como Grey, Leo Burnett, Wunderman, McCann e DM9 DDB Jatene é diretor de arte por formação. Ao longo de sua carreira, realizou inúmeras campanhas de renome e recebeu mais de 70 leões em Cannes, além de mais de 50 Grand-Prix nos principais festivais mundiais, como Cannes Lions, Effie, D&Ad, The One Show, Clios, Art Directors’ Club, LIA, El Ojo e Clube de Criação.
“No ano que vem eu começo um novo capítulo da minha história com a W+K – uma marca icônica que tenho admirado e respeitado nos últimos 20 anos. A cultura criativa, a independência, os relacionamentos duradouros com alguns dos clientes mais conhecidos e atrativos do mundo, e o incomparável trabalho construído nas últimas quatro décadas são uma inspiração para mim e para toda a indústria”, diz o criativo.
Jatene esteve a frente de campanhas globais icônicas, como “Apologize the Rainbow” (2023) e Chillboards (2022), além de trabalhos no Brasil que também ganharam receconhecimento internacional, como “Detector da Corrupção (2018), “O enterro do Bentley (2014), “Vem Pra Rua” (2013), e “Meu sangue é rubro-negro” (2012).
“Estou ansioso para trabalhar em parceria com o André, Felipe, Karl e todo time extremamente talentoso da W+K na América Latina. E ainda mais animado com a ideia de retornar para casa com a minha família depois de seis longos e felizes anos nos Estados Unidos. Eu sempre serei grato e honrado pela oportunidade de ter feito parte da história da DDB Chicago, uma das agências mais icônicas da nossa indústria. E também muito orgulhoso do time que ajudei a formar, as marcas com as quais colaborei, os trabalhos que fizemos e todas nossas conquistas juntos”, finalizou.