Prêmios

LOCUTORA BRASILEIRA NO VOICE ARTS AWARDS

Publicado em
Simone no Voice Arts, o Oscar da Voz

A locutora Simone Kliass concorre em 4 categorias no Voice Arts Awards, prêmio internacionalda Society of Voice Arts and Sciences (SOVA), considerado o “Oscar da Voz”. A premiação, em sua décima edição, acontece no próximo dia 10 no Beverly Hilton, em Los Angeles, e a homenageada deste ano ganhadora do prêmio “Muhammad Ali Voice of Humanity Honor”, é a atriz Viola Davis.

Simone disputa as categorias “Promo”, “Comercial de TV”, “Video Corporativo” e “Audio Descrição”. No ano passado a locutora ganhou na categoria “Promo” com uma campanha para o GNT.

Simone Kliass iniciou sua carreira aos 15 anos. Atualmente, além da locução publicitária, ela é a voz oficial da Latam Airlines, do Aeroporto Internacional de São Paulo e do canal de assinantes da Sky, além de professora de locução do Edge Studio em Nova York e integrante do Clube da Voz.

Há 5 anos trabalhando com a audiodescrição, Simone encontrou nesse recurso um caminho para transformar imagens em palavras e tornar diversos conteúdos audiovisuais acessíveis, não apenas para pessoas com algum grau de deficiência visual, mas também para idosos e pessoas no espectro autista ou com déficit de atenção.

Nessa categoria ela concorre com as séries brasileiras “Sem Filtro” e “Todo Dia a Mesma Noite”.

A ferramenta permite que todos tenham a melhor experiência e façam parte ao consumir entretenimento ou participar de eventos ao vivo. A audiodescrição, ou AD, narra cada detalhe ao traduzir imagens em palavras de um filme ou série, por exemplo, garantindo a inclusão de todos os públicos a esses produtos e serviços.

“Não pode ser uma distração, uma interrupção no fluxo da ação, precisa estar totalmente alinhada ao conteúdo. É arte como os outros trabalhos, mas tem uma camada a mais por causa da acessibilidade, garantindo poder de escolha para um público que merece ser respeitado”, afirma a locutora.

De acordo com Marcella Fazzio, produtora da MAV, empresa responsável pela AD das duas séries indicadas para o prêmio SOVAS, “esse recurso torna-se uma ponte comunicacional, oferecendo uma narrativa auditiva detalhada do conteúdo visual, garantindo que todos possam participar plenamente da experiência, promovendo, assim, uma sociedade verdadeiramente inclusiva.”