Campanhas
PERSONAGENS ORIENTAM SOBRE RISCOS CLIMÁTICOS
Publicado emCriada pela DPZ, campanha do governo do Estado de São Paulo, assinada pela Defesa Civil, alerta para prevenção de desastres provocados por eventos climáticos extremos, como as já tradicionais tempestades de verão.
A iniciativa integra outras secretarias estaduais e conta com investimento em tecnologia de ponta para monitoramento meteorológico e proteção da população.
Com o título “SP Sempre Alerta”, a ação foi lançada na última quinta-feira (14) pelo governador Tarcísio de Freitas que destacou o principal objetivo que é proteger a população.
“As mudanças climáticas vieram para ficar, estamos sendo acometidos por chuvas intensas em volumes nunca antes vistos, grandes ventanias, estiagens muito fortes e a gente tem que se preparar para isso. A palavra-chave é prevenção”, afirmou.
“O SP Sempre Alerta é um programa que se pereniza e vai englobar toda a nossa preparação para o período de chuvas e também o de estiagens. As lições que aprendemos nos eventos que temos passado estão fazendo a gente aperfeiçoar procedimentos”, completou o governador.
Uma das ações incorporadas pela campanha é o uso de novas sirenes de alerta para temporais em áreas de risco. O equipamento começou a ser utilizado nesta quinta em São Sebastião, no Litoral Norte, e também será instalado nas cidades de Guarujá, na Baixada Santista, e em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. As regiões foram selecionadas devido ao histórico de inundações e deslizamentos no período chuvoso.
Outra novidade é a modernização do monitoramento meteorológico feito pelo Centro de Gerenciamento de Emergências. Um novo radar foi instalado no município de Ilhabela, no Litoral Norte, com capacidade para acompanhar tempestades e rajadas de vento em toda a costa paulista, sob investimento de R$ 10 milhões. O software Earth Network também é usado para registrar descargas elétricas na atmosfera com mais precisão, facilitando a emissão de alertas em tempo real.
A campanha inclui distribuição de faixas, folhetos, cartilhas e conteúdo multimídia de prevenção a desastres climáticos. As ações serão classificadas com as cores verde, amarela e vermelha, dependendo do grau de risco, para facilitar a compreensão da população sobre a gravidade de cada cenário.